Efeito da adubação fosfatada em <em>Pinus taeda</em> L. em Latossolo Vermelho na região de Telêmaco Borba, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X29264Palavras-chave:
Pinus, Nutrição Florestal, Silvicultura.Resumo
Atualmente o Pinus taeda é a espécie de maior importância utilizada em reflorestamentos na região Sul do Brasil servindo de base para a cadeia produtiva do setor madeireiro. O objetivo deste trabalho foi avaliar aos dois e sete anos de idade a resposta de Pinus taeda a adição de doses de fósforo logo após o plantio em Latossolo Vermelho de textura argilosa e média na região de Telêmaco Borba, Paraná. Foram instalados dois experimentos de campo, um no solo de textura argilosa e o outro em textura média, em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições, no qual os tratamentos consistiram em doses crescentes de fósforo (0, 50, 75 e 100 kg ha-1 de P2O5). As doses de fósforo foram aplicadas na forma de superfosfato triplo (46% P2O5) em duas covetas laterais aos 30 dias após o plantio. O teor de fósforo disponível no solo foi caracterizado como muito baixo. Aos dois e sete anos foram medidos o diâmetro e altura total de 20 plantas por parcela, e o cálculo de volume por área. Os resultados indicaram que o uso de adubação fosfatada promoveu ganhos significativos na produtividade de Pinus taeda até sete anos de idade no Latossolo Vermelho de textura média, e a resposta se deu de forma linear com máxima produção para a dose de 100 kg ha-1 de P2O5. Para o Latossolo Vermelho de textura argilosa não houve resposta significativa ao uso de adubação fosfatada até os sete anos de idade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.