Análise das tendências nas relações entre fluxo de veículos, arborização e os níveis de intensidade de ruído

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316980X27773

Palavras-chave:

Subsistemas Urbanos, Plano de Arborização, Variáveis Ambientais.

Resumo

A intensidade do ruído nos centros urbanos está diretamente ligada ao crescimento desordenado das cidades. Essa pesquisa objetivou analisar e relacionar os níveis de intensidade sonora provenientes do tráfego de veículos com a temperatura, velocidade do vento, fluxo de veículos e presença de vegetação na Praça da Bíblia, Bairro Cidade Nova, Marabá -PA, margem direita da Rodovia Transamazônica (BR 230). A metodologia empregada foi a exploratória, observativa, sistemática e direta. A área de estudo foi dividida em três seções: A e B, vias arteriais separadas por canteiro central contendo palmeiras, e C, via local, arborizada. Nas três seções, os dados foram coletados durante sessenta dias (abril-maio, 2016) em três horários (06h30min às 07h30min; 12h30min às 13h30min; 18h30min às 19h30min) em cinco pontos (P1, P2, P3, P4 e P5) distantes entre si em quarenta e cinco metros. Os dados obtidos indicaram, quanto à relação entre o fluxo de veículos e a intensidade do ruído, uma tendência a elevação da segunda variável, na seção C (r = 0,72); em relação as áreas arbóreas (altura total), os dados indicaram que a seção C, apresentou tendência a elevada intensidade de ruído (r = 0,72); quanto em função da altura total, houve tendência a diminuição (r = 0,72), mas, para o diâmetro, houve uma tendência de nulidade (r = 0,02), ou seja, essa variável não interfere na intensidade do ruído.  Logo, a relação quanto à diminuição da intensidade do ruído, está relacionada com a altura da árvore, pois quanto mais baixa maior será a barreira sonora.

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Biografia do Autor

Michelle Lara Porto, Universidade do Estado do Pará

Engenheira Ambiental; Departamento de Engenharia Ambiental.

Edmir dos Santos Jesus, Universidade do Estado do Pará

Doutor em meteorologia; professor substituto na Universidade do Estado do Pará  - Departamento de Engenharia Ambiental.

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Biólogo, especialista em planejamento e gerencimento de águas; especialista em gestão híddrica e ambiental; mestre em Ciências Ambientais.

Atuo no Departamento de Engenharia Ambiental, nás áreas de ecossistemas aquáticos, recuperação de áreas degradadas, microbiologia ambiental; ciência ambiental aplicada a engenharia ambiental; biologia ambiental

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Publicado

2018-01-03

Como Citar

Porto, M. L., Jesus, E. dos S., & Pereira Junior, A. (2018). Análise das tendências nas relações entre fluxo de veículos, arborização e os níveis de intensidade de ruído. Revista Ecologia E Nutrição Florestal - ENFLO, 5(3), 87–97. https://doi.org/10.5902/2316980X27773

Edição

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