Análise das tendências nas relações entre fluxo de veículos, arborização e os níveis de intensidade de ruído
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X27773Palavras-chave:
Subsistemas Urbanos, Plano de Arborização, Variáveis Ambientais.Resumo
A intensidade do ruído nos centros urbanos está diretamente ligada ao crescimento desordenado das cidades. Essa pesquisa objetivou analisar e relacionar os níveis de intensidade sonora provenientes do tráfego de veículos com a temperatura, velocidade do vento, fluxo de veículos e presença de vegetação na Praça da Bíblia, Bairro Cidade Nova, Marabá -PA, margem direita da Rodovia Transamazônica (BR 230). A metodologia empregada foi a exploratória, observativa, sistemática e direta. A área de estudo foi dividida em três seções: A e B, vias arteriais separadas por canteiro central contendo palmeiras, e C, via local, arborizada. Nas três seções, os dados foram coletados durante sessenta dias (abril-maio, 2016) em três horários (06h30min às 07h30min; 12h30min às 13h30min; 18h30min às 19h30min) em cinco pontos (P1, P2, P3, P4 e P5) distantes entre si em quarenta e cinco metros. Os dados obtidos indicaram, quanto à relação entre o fluxo de veículos e a intensidade do ruído, uma tendência a elevação da segunda variável, na seção C (r = 0,72); em relação as áreas arbóreas (altura total), os dados indicaram que a seção C, apresentou tendência a elevada intensidade de ruído (r = 0,72); quanto em função da altura total, houve tendência a diminuição (r = 0,72), mas, para o diâmetro, houve uma tendência de nulidade (r = 0,02), ou seja, essa variável não interfere na intensidade do ruído. Logo, a relação quanto à diminuição da intensidade do ruído, está relacionada com a altura da árvore, pois quanto mais baixa maior será a barreira sonora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.