Estimativa da temperatura-base para emissão de folhas e do filocrono da erva-mate na fase de muda

Autores

  • Gian Carlos Poleto Universidade Federal de Santa Maria
  • Gizelli Moiano de Paula Universidade Federal de Santa Maria
  • Braulio Otomar Caron Universidade Federal de Santa Maria
  • Elvis Felipe Elli Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316980X23814

Palavras-chave:

Ilex paraguariensis, Temperatura do ar, Soma térmica.

Resumo

A erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) é uma espécie nativa do Brasil, Argentina e Paraguai. O cultivo dessa espécie é um dos sistemas agroflorestais mais antigos e característicos da região Sul do Brasil, assumindo significativa importância ambiental e socioeconômica. O objetivo desse trabalho foi estimar a temperatura-base para a emissão de folhas e o filocrono da erva-mate na fase de muda. O experimento foi conduzido em um viveiro da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com três épocas de transplantio diferentes, com vinte repetições cada. A Temperatura-base (Tb) foi estimada usando a metodologia do menor valor do Quadrado Médio do Erro (QME) e o filocrono foi obtido através do inverso do coeficiente angular da regressão linear entre o número de folhas emitidas e a soma térmica acumulada. A Tb foi de 8,5 °C e o filocrono estimado variou de 393,27 °C dia folha -1 a 401,01 °C dia folha -1, em mudas de erva-mate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gian Carlos Poleto, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do 10° semestre do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria campus de Fredercio Westphalen.

Gizelli Moiano de Paula, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Agrônoma. Doutora. Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais. Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen, Linha Sete de Setembro s/n, BR386 Km 40, CEP 98400-000, Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Braulio Otomar Caron, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Agrônomo. Doutor. Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais. Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen, Linha Sete de Setembro s/n, BR386 Km 40, CEP 98400-000, Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Elvis Felipe Elli, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia – Agricultura e Ambiente, Doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícolas, Departamento de Engenharia de Biossistemas, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo. Av. Pádua Dias, 11 - Cx. Postal 9, CEP 13418-90, Piracicaba, São Paulo, Brasil. 

Downloads

Publicado

2017-07-11

Como Citar

Poleto, G. C., Paula, G. M. de, Caron, B. O., & Elli, E. F. (2017). Estimativa da temperatura-base para emissão de folhas e do filocrono da erva-mate na fase de muda. Revista Ecologia E Nutrição Florestal - ENFLO, 5(1), 23–32. https://doi.org/10.5902/2316980X23814

Edição

Seção

Artigos