Estimativa da temperatura-base para emissão de folhas e do filocrono da erva-mate na fase de muda
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X23814Palavras-chave:
Ilex paraguariensis, Temperatura do ar, Soma térmica.Resumo
A erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) é uma espécie nativa do Brasil, Argentina e Paraguai. O cultivo dessa espécie é um dos sistemas agroflorestais mais antigos e característicos da região Sul do Brasil, assumindo significativa importância ambiental e socioeconômica. O objetivo desse trabalho foi estimar a temperatura-base para a emissão de folhas e o filocrono da erva-mate na fase de muda. O experimento foi conduzido em um viveiro da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com três épocas de transplantio diferentes, com vinte repetições cada. A Temperatura-base (Tb) foi estimada usando a metodologia do menor valor do Quadrado Médio do Erro (QME) e o filocrono foi obtido através do inverso do coeficiente angular da regressão linear entre o número de folhas emitidas e a soma térmica acumulada. A Tb foi de 8,5 °C e o filocrono estimado variou de 393,27 °C dia folha -1 a 401,01 °C dia folha -1, em mudas de erva-mate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.