Comportamento espectral de espécies utilizadas em arborização urbana
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X23082Palavras-chave:
Índice de vegetação, Espectroscopia, Sensoriamento remoto.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi caracterizar e comparar o comportamento espectral de seis espécies arbóreas presentes na Universidade Federal de Santa Maria/RS. As espécies estudadas foram Eucalyptus sp., Ficus benjamina, Inga marginata, Schinus terebinthifolius, Psidium cattleyanum e Handroanthus chrysotrichus. Foram coletadas aleatoriamente sete folhas sadias por espécie, posteriormente analisadas pelo espectrorradiômetro FieldSpec®3, no intervalo de 350 a 2.500 nm. As reflectâncias médias foram utilizadas no cálculo de 61 índices de vegetação. A partir do matriz índice x espécie realizou-se análise de componentes principais. As diferenças entre os comportamentos espectrais das espécies, por bandas do sensor WorldView-2, foram testadas por meio de análise de variância (Tukey). As análises estatísticas foram realizadas no programa R. A análise de agrupamento (método Ward), considerando a distância euclidiana como medida de dissimilaridade, foi realizada com o PC-ORD 6.0. A obtenção e o processamento dos dados espectrais foram realizados nos programas ASD ViewSpecPro 4.05 e SAMS 3.2. O primeiro componente abrangeu 90,94% da variância dos dados. Como resultado, observou-se que a banda com menor relação entre o agrupamento e as diferenças das médias por espécie foi a do Vermelho, enquanto as bandas do Costal, Azul, Verde, Amarelo e Vermelho obtiveram comportamentos semelhantes, com diferenciação das espécies F. benjamina (exceto na banda do Verde), I. marginata (Verde e Amarelo), e P. cattleyanum (Verde). Na banda RedEdge não houve distinção entre espécies. As diferenças de refletâncias foram mais evidentes nas bandas Infravermelho Próximo 1 e 2. Os Índices de Vegetação Otimizada 1 e Razão Simples 8 foram os mais indicados nos estudos das espécies.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.