Microclima e a arborização: o caso de duas áreas do Núcleo Marabá Pioneira, Marabá - Pará
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X20965Palavras-chave:
Vegetação, Umidade relativa, Temperatura do ar.Resumo
Estudos a respeito do clima urbano, envolvem inúmeras variáveis climáticas, tais como, temperatura, umidade do ar e vegetação. A pesquisa objetivou determinar a tendência de duas variáveis meteorológicas (temperatura do ar umidade relativa), em relação a arborização, sensação e percepção térmica higrométrica da população no microclima de duas áreas (A1 = Avenida Antônio Maia; A2 = Rua 5 de abril) do Núcleo Marabá Pioneira. Para a mensuração de temperatura e umidade do ar, aplicou-se a metodologia preconizada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), adaptada para os horários e números de coleta. Para obtenção de dados acerca do conforto térmico, aplicaram-se setenta formulários mistos durante dois dias seguidos nas 12 horas. A sensação térmica foi classificada de acordo com o contido no Predicted Mean Vote (PMV) e o desconforto, com o Índice de Desconforto de Thom (ID). Foram realizadas 12 leituras diárias (às 06h e às 17h) termo higrométricas a cada uma hora, nos quatro abrigos meteorológicos (dois em cada área), durante 23 dias do mês de julho de 2015. Os resultados indicaram que a temperatura do ar apresenta tendências a elevação, e a umidade relativa do ar, apresenta tendência oposta. A sensação térmica é de muito calor (+3), a satisfação quanto ao sombreamento, foi classificada como boa (A2 = 50%) e regular (A1 = 41,67%), o conforto térmico (A1 = 28,76 °C; A2 = 27,70 ºC), oscila entre desconfortável a muito desconfortável. Logo, há necessidade de melhorar a arborização no Núcleo Marabá Pioneira, para diminuir o índice de desconforto e melhorar a qualidade de vida da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.