Caracterização da fertilidade do solo em um povoamento de <em>Eucalyptus dunnii</em> Maiden no bioma Pampa do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X20588Palavras-chave:
Nutrição florestal, Fertilidade do solo, Silvicultura.Resumo
O monitoramento da qualidade do solo, como das propriedades químicas, pode fornecer subsídios para o manejo silvicultural e conservação do solo, visando à manutenção da produtividade de sítios florestais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as mudanças nos atributos químicos do solo em um povoamento de Eucalyptus dunnii, aos dois e aos cinco anos de idade, no bioma Pampa do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram coletadas amostras de solo em cinco profundidades (0-20, 20-40, 40-60, 60-80 e 80-100 cm), com posterior determinação de atributos físicos, além de pH, matéria orgânica, teores de alumínio, cálcio, magnésio, potássio e fósforo, bem como CTC potencial e efetiva, saturação por bases e por alumínio. Aplicou-se o teste t (α = 5 %) para detecção de diferenças significativas nas propriedades do solo, em função do tempo. A análise química do solo revelou que, em ambas ocasiões, houveram baixos teores de nutrientes, matéria orgânica, bem como pH ácido, além de alta saturação por alumínio. Após três anos de crescimento das árvores de Eucalyptus dunnii o pH reduziu em todas as profundidades do solo, o cálcio e potássio reduziram em 20-40 cm e 0-20 cm, respectivamente. Já o teor de alumínio aumentou em todas as profundidades, assim como o fósforo e a matéria orgânica de 40 até 100 cm do solo. Após três anos da primeira avaliação do solo, verificou-se alteração da fertilidade do mesmo, principalmente no pH, matéria orgânica e teores de potássio e fósforo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.