Aspectos eco-fisiológicos limitantes da regeneração natural
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X17129Palavras-chave:
Semente, Germinação, Desempenho de mudas, Fatores ambientaisResumo
A regeneração de florestas compreende as etapas iniciais de estabelecimento e desenvolvimento, sendo considerada um processo lento e imprevisível, devido à complexa interação entre o sucesso no estabelecimento de plântulas e os fatores ambientais. Desse modo, esse trabalho teve como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica abordando aspectos ecofisiológicos que influenciam a regeneração natural de florestas, como reserva da semente, produção e dispersão de sementes, dormência e germinação, temperatura, e disponibilidade de água e luz. O conhecimento do efeito desses fatores e suas interações com a comunidade são essenciais para a gestão das florestas, no que tange o seu manejo e a revegetação de áreas alteradas. Nesse sentido, simulações de regeneração constituem, naturalmente, uma ferramenta muito útil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.