Produção de serapilheira em fragmento de Floresta Estacional Subtropical na região norte do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X16354Palavras-chave:
Fragmentação florestal, Biomassa, PrecipitaçãoResumo
A serapilheira desempenha um importante papel na manutenção da fertilidade em ecossistemas florestais naturais. Para tanto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a serapilheira produzida e seu estoque de carbono, bem como a relação com variáveis ambientais, em um fragmento de Floresta Estacional Subtropical, localizado no município de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul. Foram instalados de forma sistemática dezesseis coletores quadrados de 1 m² de área, sendo oito coletores alocados no interior e oito na borda do fragmento. Durante o período de um ano, todo material vegetal produzido e depositado nos coletores foi removido mensalmente, acondicionado, identificado e levado para laboratório, para a secagem e determinação da massa seca. A serapilheira produzida foi 5,11 Mg ha-1 e o estoque de carbono foi de 2,56 Mg ha-1. A menor produção de serapilheira foi observada no mês de maio de 2010 e a maior no mês de setembro de 2010. A produção de serapilheira não apresentou correlação com a temperatura, mas sim com a precipitação, que influenciou a sazonalidade e o pico de maior devolução da mesma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.