Concentração e quantidade de nutrientes em mudas de Teca produzidas em substratos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X15279Palavras-chave:
Tectona grandis, Lodo de esgoto, Produção de mudas, Nutrição florestalResumo
Os resíduos industriais, urbanos ou agropecuários podem ser utilizados como fonte de nutrientes visando contribuir para a redução dos custos de produção de mudas. O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração e a quantidade de nutrientes em mudas de Tectona grandis produzidas em substrato orgânico. As mudas foram produzidas em tubetes com capacidade volumétrica de 280 cm³, preenchidos com dois grupos de resíduos e constituindo dois estudos. O primeiro constituiu em formular substratos com biossólido (BIO) associado à casca de arroz carbonizada (CAC) ou à fibra de coco (FB) triturada nas proporções 80:20, 60:40, 40:60, 20:80 (v:v), e também com 100% de BIO, formando nove tratamentos a base de BIO submetidos à comparação do tratamento com o substrato comercial florestal. O segundo estudo caracterizou-se por utilizar proporções (v:v:v) de 15, 25 ou 35% de esterco bovino (EB), cama de frango (CF) ou esterco de codorna (EC) associados à terra de subsolo (60, 50 ou 40%, respectivamente) e a 25% de substrato comercial florestal, formando um conjunto de nove tratamentos. Considerando as concentrações e quantidades de nutrientes, os maiores valores foram obtidos no tratamento com 80% BIO + 20% de CAC, para os tratamentos com biossólido. Para o estudo com estercos de animais, a maior quantidade de nutrientes foi observada no tratamento com 35% de CF. O BIO com 60 e 80% associado à CAC ou a FC promoveu os maiores ganhos em altura, diâmetro, massa seca da parte aérea e radicular, no experimento com biossólido
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.