Nutrientes na serapilheira acumulada em um povoamento de <em>Eucalyptus saligna</em> Smith em São Grabriel, RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X15045Palavras-chave:
Ciclagem de nutrientes, Solos Florestais, Nutrição FlorestalResumo
O objetivo deste trabalho foi, quantificar o estoque de nutrientes na serapilheira acumulada em um povoamento de Eucalyptus saligna Smith aos 4 e 5 anos de idade no município de São Gabriel – RS. Todo o material coletado, ao final de cada estação do ano, foi levado para o Laboratório para determinação dos macronutrientes. O total de serapilheira acumulada sobre o solo para os anos de 2011 e 2012 foi de 12,76 e 12,00 Mg ha-1, respectivamente. As quantidades de N, P, K, Ca, Mg e S estocadas na serapilheira foram de 94,4; 4,8; 21,8; 138,8; 25,6 e 8,8 kg ha-1 respectivamente. A serapilheira acumulada é uma excelente fonte de matéria orgânica e reserva de nutrientes para as rotações futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.