Decomposição e teor de nutrientes da serapilheira foliar em um fragmento de Floresta Atlântica no sul do estado do Espírito Santo
Palavras-chave:
Nutrição florestal, Ciclagem de nutrientes, Solos florestaisResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a decomposição da serapilheira foliar e o teor dos nutrientes na massaremanescente, durante o período de um ano (2007). O estudo foi conduzido na Floresta Nacional de Pacotuba, localizada nomunicípio de Cachoeiro de Itapemirim, ES. A taxa de decomposição foi determinada por meio da instalação de 44 bolsas dedecomposição (Litterbags) em 11 parcelas permanentes (40 m x 50 m), cujas coletas foram realizadas trimestralmentedurante o ano de 2007. A taxa de decomposição (k) foi de 0,68, indicando ser necessário um tempo médio de 575 dias paraa renovação total da serapilheira. Os teores de N, P e Mg foram homogêneos, sem variações significativas ao longo do ano,enquanto o Ca e K apresentaram variações significativas, indicando uma heterogeneidade nos teores desses elementosdurante o processo de decomposição da serapilheira foliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.