Variáveis físicas e químicas do solo importantes na distribuição de raízes finas em um povoamento de <em>Pinus taeda </em> L. no nordeste do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Solos florestais, Análise multivariada, Sistema radicular, Nutrição florestalResumo
O objetivo do trabalho foi correlacionar o comprimento e a biomassa de raízes finas em relação aos atributos químicos e físicos do solo em um povoamento de Pinus taeda L., com 15 anos de idade. As amostras de raiz e solo foram obtidas no município de Cambará do Sul (RS), pela escavação de 3 monolitos com dimensões de 25 cm x 25 cm x 40 cm. As análises químicas e físicas do solo, assim como, o processamento das amostras de raízes foram realizadas no Laboratório de Ecologia Florestal da UFSM. As variáveis edáficas mensuradas foram utilizadas na Análise de Componentes Principais como variáveis explicativas sobre o comportamento da biomassa e do comprimento de raízes finas nas diferentes profundidades do solo. As variáveis químicas do solo apresentaram maior correlação com o comprimento e biomassa de raízes finas, destacando-se como principais variáveis o P>K>V>Mg>Ca. Esta maior correlação das variáveis químicas do solo se pronunciou com maior relevância na camada de até 10 cm de solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.