Biomassa e nutrientes em um povoamento de <em>Eucalyptus urophylla x Eucalyptus globulus</em>, em Eldorado do Sul-RS
Palavras-chave:
Estoque de nutrientes, Colheita florestal, Produtividade do eucaliptoResumo
A estimativa da biomassa e dos nutrientes, em povoamentos de eucaliptos, é importante para a obtenção e definição de técnicas que visem à conservação da capacidade produtiva dos solos. Com isso, o presente estudo teve por objetivo estimar a biomassa acima do solo e os nutrientes nela contidos em um povoamento de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus globulus(eucalipto), com dez anos de idade, em Eldorado do Sul-RS. Foram alocadas aleatoriamente quatro parcelas experimentais (35 m x 20 m), onde se realizou o inventário florestal e a definição das classes diamétricas do povoamento (cinco classes). Para cada classe de diâmetro, foram abatidas três árvores para a quantificação de biomassa e nutrientes. A quantificação da biomassa e dos nutrientes do sub-bosque foi realizada por meio da alocação aleatória de cinco parcelas de 25 m² cada. Para a estimativa da biomassa de eucalipto, utilizaram-se equações de regressão obtidas pelo procedimento Stepwise. As equações obtidas com a análise de regressão apresentaram boa predição das variáveis analisadas, devido ao alto coeficiente de determinação ajustado e ao baixo erro padrão das estimativas. A biomassa do eucalipto encontra-se predominantemente alocada no fuste (madeira + casca) com 93,7%. Esses mesmos componentes também apresentam os maiores estoques de nutrientes. A biomassa de sub-bosque compreende uma pequena fração da biomassa acima do solo (1,4%), mas representa 7,0 e 8,6% do nitrogênio e enxofre do estoque total. Os componentes da biomassa apresentaram composições químicas distintas, sendo geralmente maiores nas folhas e casca e menores na biomassa de madeira e galhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.