Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O trabalho está digitado em página tamanho A4, com fonte Open Sans 12, espaçamento 1,5, parágrafos com recuo de 1,25, com 2 cm de margens esquerda, direita, inferior e superior, orientação retrato e máximo de 20 páginas; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • As figuras, os quadros e as tabelas estão apresentadas no corpo do texto, digitadas preferencialmente na mesma fonte do texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto segue os padrões de referências bibliográficas estabelecidas na ABNT NBR 6023:2018, bem como, todos os artigos referenciados estão com menção do link do DOI do artigo científico ou do link do site da revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Os nomes de TODOS os autores, com sua respectiva identificação institucional, foi cadastrada nos metadados da submissão, usando a opção incluir autor. Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.
  • No Passo 3, no campo Resumo da Biografia, deverá ser inserido a identificação de cada autor do trabalho usando o modelo abaixo:

    Graduação, Maior Título, Cargo, Instiuição e Unidade de Lotação, Endereço Postal, Outra Informação Importante (Ex. Bolsista de produtividade do CNPq), e-mail.

Diretrizes para Autores

O manuscrito deve ser original, inédito e não ter sido enviado ou publicado em outro periódico. A qualidade científica e gramatical da escrita é primordial, pois o manuscrito poderá ser rejeitado caso não esteja adequado. O plágio não é admitido e quando a pesquisa envolve seres humanos e animais, o documento aprovado por Comitê de Ética ou instituição equivalente deve estar anexado.

O manuscrito submetido ao processo de avaliação deverá contribuir para o avanço da ciência e pesquisa e se enquadrar no escopo das áreas da Ecologia e Nutrição Florestal e temáticas afins: nutrição de espécies florestais, ciclagem de nutrientes e do carbono, mudanças climáticas, manejo  e ecologia de ecossistemas naturais e implantados, impactos ambientais, incêndios florestais, modelagem florestal, sistemas agroflorestais, fisiologia e ecofisiologia florestal, solos florestais, biologia do solo, biomassa e resíduos florestais, recuperação e restauração de áreas degradadas, estrutura de dinâmica de florestas, nutrição e produção de mudas florestais, implantação florestal, solo-planta-água, deposição atmosférica e hidrologia florestal.

A revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira e internacional.

 

IDIOMAS

O manuscrito pode ser redigido e publicado nos idiomas português, inglês e espanhol.

 

AUTORIA

A descrição detalhada da contribuição de cada um dos autores do manuscrito deverá ser declarada no momento da submissão, informados nos metadados e no documento intitulado identificação de autoria, a ser anexada no sistema como “Documento suplementar”, no Passo 4 do processo de submissão. Nesta declaração também deverão ser indicados três possíveis revisores, informando o nome, instituição e e-mail de cada um.

 

TIPOS DE MANUSCRITOS

Podem ser submetidos manuscritos na forma de artigos científicos, notas técnicas e revisão sistemática da literatura. Artigos de revisão da literatura só serão aceitos mediante convite do conselho Editorial.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SUBMISSÃO

- Manuscrito em formato Word, OpenOffice ou RTF, elaborado no template disponível para download aqui, o qual deve ser anexado como documento principal.

- Identificação de autoria, anexada como documento suplementar, no template disponível para download aqui.

 

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

Os artigos científicos e as notas técnicas deverão seguir a sequência de apresentação: Título, Resumo, Palavras-chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Material e métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências Bibliográficas. Os itens "Material e métodos", "Resultados" e "Discussão" podem ser divididos em seções. O artigo de revisão sistemática da literatura deve conter: Título, Resumo, Palavras-chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Considerações finais, Agradecimentos (opcional) e Referências Bibliográficas.

*Recomendações de uso de bibliografia

Pelo menos 50% das referências devem ser de artigos científicos dos últimos 10 anos. O número de citações não deve ultrapassar a 30.

As citações de periódicos científicos devem representar 90% de todas as referências do manuscrito.

Não são aceitas citações de trabalhos/resumos apresentados em congressos (Anais, Proceedings, CD Roms, etc).

Inserir ao final da referência, URL para acesso, quando houver.

 

FIGURAS E TABELAS

As figuras e tabelas devem ser auto-explicativas e alocadas no texto logo após sua primeira chamada. A identificação das mesmas deve ser expressa em dois idiomas (português e inglês, quando o idioma do manuscrito é o português), com a legenda da Figura na parte inferior da mesma e, na tabela a legenda deverá ser alocada na parte superior. As tabelas devem ser inseridas no texto de modo editável, não sendo aceitas tabelas no formato de figuras. As figuras (gráficos e fotografias) devem possuir resolução mínima de 300 dpi, preferencialmente coloridas, sempre com orientação do tipo retrato.

Ao incluir figuras e tabelas já publicadas em outros trabalhos, os autores devem obrigatoriamente citar a fonte e o ano dos mesmos.

NOMENCLATURA BOTÂNICA

Apresentar o gênero e nome científico de espécies em itálico, sem negrito, de acordo com as regras de nomenclatura. Na primeira vez que a espécie é mencionada no texto, apresentar o nome do autor (por exemplo, Eucalyptus dunnii Maiden), depois disso, sem autores.

EQUAÇÕES MATEMÁTICAS

As equações inseridas no texto devem ser numeradas sequencialmente, mencionadas como Equação 1, Equação 2, etc. Cada equação deverá ser respectivamente numerada (Eq. 1, Eq. 2), alinhada à direita do texto. As fórmulas e equações devem ser inseridas com a função inserir Equação/Equation do Word. Não serão aceitas equações na forma de figuras.

SISTEMA DE UNIDADES

Todas as unidades de medida devem ser padronizadas e apresentadas conforme o padrão do Sistema Internacional de Unidades (SI).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.