Efeitos da fertilização potássica no crescimento inicial de <em> Khaya senegalensis </em> A. Juss no bioma Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X26186Palavras-chave:
Produção de mudas, Nutrição de plantas, MacronutrientesResumo
No presente estudo, objetivou-se avaliar o crescimento inicial de mudas de mogno-africano (Khaya senegalensis A. Juss.) adubadas com diferentes doses de potássio. O experimento foi realizado em casa de vegetação, em recipiente de plástico com capacidade para 7 dm3 e utilizando como substrato o solo classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e cinco repetições, totalizando 25 unidades experimentais. Os tratamentos constituíram-se de cinco doses de K: 0; 40; 80; 120 e 160 mg dm-3, utilizando para aplicação o cloreto de potássio. Aos 150 dias, foram aferidos a altura da planta, o diâmetro do coleto e a massa de matéria seca de folhas, caule, raiz e massa de matéria seca total. Constatou-se que, as doses crescentes de potássio não promoveram aumento no crescimento das plantas. O mogno-africano apresentou baixa exigência em potássio nas fases iniciais de desenvolvimento para a condição edafoclimática no local do experimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

