A política de preços na indústria de produtos alimentares
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093392Palabras clave:
Indústria, Preço, Mark-upResumen
Este artigo trata da política de determinação de preços, sob o ponto de vista de empresários da indústria de produtos alimentares, no momento atual. Após o estudo dos aspectos teóricos, aborda-se o comportamento empresarial, através da comparação de indústrias do município de Santa Maria em relação às grandes indústrias instaladas no Rio Grande do Sul. Esse comportamento é investigado com a utilização de um questionário sobre os critérios de determinação do preço de venda, número de concorrentes e os motivos relevantes para manter ou alterar os preços dos produtos. Os resultados, além de tratarem das características da política de preços adotada, consideram, na percepção dos empresários, a importância dos aspectos da demanda e da concorrência entre empresas.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Paulo Furquim. Organização industrial. In: PINHO, Diva Benevides e VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de (org.). Manual de economia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
BEBER, Cirilo Costa. Santa Maria 200 anos: história da economia do município. Santa Maria: Pallotti, 1998.
FERGUSON, C. E. Microeconomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.
FIERGS, SEBRAE. Cadastro Industrial do Rio Grande do Sul - 1997/1998. Porto Alegre, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
HALL R. L.,HITCH, C. J. A teoria dos preços e o comportamento empresarial. Clássicos da literatura econômica. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1988.
LABINI, Paolo Sylos. Oligopólio e progresso técnico. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.
LAMBERTON, D. M. A teoria do lucro. Rio de Janeiro: Bloch, 1967.
LIMA, Luiz Antônio de Oliveira. Mark-up e determinação de preços no oligopólio: a microempresa em busca de realismo. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro: EAESP/FGV, v. 25, n. 2, p. 29-35, 1985.
MACHLUP, Fritz. Análise marginal e pesquisa empírica - I e II. Clássicos da literatura econômica. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1988.
MANSFIELD, Edwin. Microeconomia: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: Campus, 1978.
MARSHALL, Alfred. Princípios de economia. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985. v. 1-2. (Os economistas).
MELLO, Elder Estevão. O comportamento empresarial e a política de determinação dos preços: um estudo comparativo entre empresas da indústria de produtos alimentares. Santa Maria: UFSM, 1999, 56 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, 1999.
MILLER, Roger LeRoy. Microeconomia: teoria, questões e aplicações. São Paulo: McGraw-Hill, 1981.
PINDICK, Robert S.,RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia. São Paulo: McGraw-Hill, 1994.
POSSAS, Mario Luiz. Estruturas de mercado em oligopólio. São Paulo: Hucitec, 1985. (Economia e Planejamento).
SCHERER, F. M. Preços industriais: teoria e evidência. Rio de Janeiro: Campus, 1979.
SEBRAE, Cadastro empresarial do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1998. (Versão CD-ROM).
SIMONSEN, Mario Henrique. Teoria microeconômica. Rio de Janeiro: FGV, 1969, 4 v.
STAGGEMEIER, Carmen. Indústria comemora seu dia. A Razão, Santa Maria, 22/23 mar.1999, p. 1-2 (A Razão Economia).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Economia e Desenvolvimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.