Evolução do desemprego feminino na região sul do Brasil: 2004 – 2008

Autores

  • Débora Juliene Pereira Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Márcia Rodrigues da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5902/red.v1i24.5484

Palavras-chave:

Desemprego feminino, Região Sul, Mulheres pobres, Mulheres não pobres

Resumo

Este trabalho descreve a evolução do desemprego feminino no Sul do país para os anos de 2004 e 2008 utilizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE como base de dados. Analisa os determinantes das mudanças ocorridas com relação ao desemprego de mulheres pobres e não pobres através de decomposições logarítmicas para municípios não auto representativos, municípios representativos e nas regiões metropolitanas. O estudo revelou que a evolução da participação de mulheres pobres no desemprego da região, ocorreu de maneira heterogênea: houve elevação nos municípios auto representativos, devido ao comportamento da PEA do grupo em relação à PEA da região e queda nos municípios não auto representativos e regiões metropolitanas em função da redução da taxa de desemprego do grupo com relação à taxa de desemprego da região.  Com relação às mulheres não pobres, verificou-se um aumento da participação das mesmas no desemprego total em todos os municípios analisados o que foi impulsionado principalmente pela elevação da taxa de desemprego dessas mulheres em relação à taxa de desemprego da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Juliene Pereira Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação e mestrado em Economia - UFU

Doutoranda em Economia com ênfase em Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico - UFU

Ana Márcia Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação e mestrado em Economia - UFU

Doutoranda em Economia com ênfase em Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico - UFU

Referências

BARROS, R.P; CAMARGO. J; MENDONÇA, R. A estrutura do desemprego no Brasil. Brasília:IPEA, 1997

BASTOS, R.L.A. Desemprego Metropolitano no Brasil. 1997 – 2007. XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP. Caxambú. 2010.

CARNEIRO, F.G. Uma Resenha Teórica Sobre Modelos de Rigidez Salarial e Desemprego Involuntário. In: Desemprego e Mercado de Trabalho. Ensaios Teóricos e Empíricos. Viçosa. 2000.

CORSEIUL, C.H;REIS. C; URANI. A.Determinantes da Estrutura do Desemprego no Brasil: 1986/95. Anais do XXIV Encontro Nacional de Economia de Economia, ANPEC, dezembro de 1996.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONOMICOS. A Situação do trabalho no Brasil. São Paulo: DIEESE, 2001.

HOFFMAN, M.; COSTA, P. L.;SANCHES, S. O sistema PED: Pesquisa Mensal do Emprego e Desemprego em seis regiões metropolitanas. In: WILTGEN, R. GARCIA, L. (Coords). Transformações do mercado de trabalho metropolitano: os 10 anos da PED – RMPA. Porto Alegre: FEE, FGTAS/SINE – RS, DIEESE, SEADE – SP, FAT/TEM, PMPA, 2002.

HOFFMAN, R.& LEONE, E.T. Participação da mulher no mercado de trabalho e desigualdade da renda domiciliar per capita no Brasil: 1981 – 2002. Nova Economia. Belo Horizonte. 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Micro dados. Rio de Janeiro. 2004 e 2008.

LAVINAS, L; AMARAL, M. R; BARROS, F. Evolução do Desemprego Feminino nas Áreas Metropolitanas. IPEA. Rio de Janeiro. Setembro de 2000.

RIBEIRO, R. & JULIANO, A. Desemprego Juvenil e Impactos do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego. Econômica, Rio de Janeiro, p. 47 – 76, Junho de 2005.

ROCHA, S. Pobreza no Brasil: afinal, de que se trata? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

Downloads

Publicado

2012-08-27

Como Citar

Lima, D. J. P., & Silva, A. M. R. da. (2012). Evolução do desemprego feminino na região sul do Brasil: 2004 – 2008. Economia E Desenvolvimento, 24(1). https://doi.org/10.5902/red.v1i24.5484

Edição

Seção

Artigos