Elementos para a análise da situação atual e das perspectivas da agricultura familiar articulada ao complexo do fumo

Autores

  • Rita Inês Pauli Prieb Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Pedro Ramos Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil
  • Marcelino Souza Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/141465093437

Palavras-chave:

Complexo agroindustrial fumageiro, Instituições, Câmara setorial

Resumo

O presente artigo busca mostrar a situação atual e as perspectivas da agricultura familiar no tocante a sua articulação ao Complexo do Fumo, portanto, circunscreve-se a  especificidade da articulação com as empresas recortando estas relações e desconsiderando os demais elementos que abarcam o desenvolvimento da agricultura familiar em seus aspectos mais abrangentes. Para isto, a ênfase é dada nos aspectos da organização institucional das ações da agroindústria fumageira e da organização dos produtores de fumo em folha da Região Sul do Brasil. A metodologia circunscreve-se a análise pormenorizada do desenvolvimento recente do setor, da síntese de um referencial teórico acerca das abordagens sobre complexos agroindustriais, as instituições envolvidas e a formação da Câmara Setorial do Fumo. Na última parte, tecem-se considerações a respeito das perspectivas do setor e, principalmente, das tendências futuras acerca da continuidade da articulação. As principais conclusões são de que neste caso, verifica-se uma pré-existência da  produção familiar na sua forma articulada, bem antes do advento da modernização da agricultura brasileira. A
abordagem neocorporativista, apesar de não totalmente adequada, mostrou-se importante na análise desse complexo, nos interesses em jogo na utilização dos agricultores como massa de manobra na busca de benesses junto ao Estado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELIK, W. Estado, Grupos de Interesse e formulação de políticas para a agropecuária brasileira. Revista de Economia e Sociologia Rural. Vol. 136 Nº1.1998.

DELGADO, G C. Capital financeiro e agricultura no Brasil. São Paulo; Campinas: Ed. Ícone/Ed. da UNICAMP, 1985.

DEL GROSSI M. & GRAZIANO DA SILVA J. A pluriatividade na agropecuária brasileira em 1995. Estudos Sociedade e Agricultura nº 11. Ed. da UFRJ. 1998.

FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo, 10 de janeiro de 2001.

GAZETA MERCANTIL DE SÃO PAULO, São Paulo. 16-17 de dezembro de 2000.

GAZETA DO SUL. Guia Sócio-Econômico do vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, 26 e 27 de junho de 1999.

GRAZIANO DA SILVA, José. A Nova Dinâmica da Agricultura Brasileira. Campinas. Instituto de Economia – UNICAMP. 1996, 217p.

GUIMARÃES, A . P. A Crise agrária: Paz e Terra, 1979.

GOODMAN, D. SORJ, B. & WILKINSON, J. Da Lavoura as Biotecnologias. Editora Campus. 1990.

GAZETA DO SUL. Guia Sócio-Econômico do vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, 26 e 27 de junho de 1999.

GAZETA MERCANTIL. São Paulo, 15 de março de 2002 p. A-4.

LÊNIN V. I. O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia. São Paulo:Brasiliense, 1981.

MÜLLER. Complexo agroindustrial e modernização agrária. São Paulo, HUCITEC, 1989.

POSSAS, M. L. Estruturas de mercado em oligopólio. São Paulo, Ed. Hucitec, 1985.

PRIEB, R. (2003). A Dinâmica recente da região fumicultora gaúcha: a emergência dos serviços. XLI Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. SOBER. Juiz de Fora- MG. Anais em CD-ROM.

PRIEB, Rita I. P., 1995. Fábrica de Ilusões: O Caso dos Pequenos Produtores de Fumo de Santa Cruz do Sul/RS. Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Dissertação de Mestrado.

RAMOS, P., 1999. Agroindústria canavieira e propriedade fundiária no Brasil. São Paulo, Ed. Hucitec.

RAMOS, P., 2001. “Propriedade, estrutura fundiária e desenvolvimento (rural)”. In Estudos Avançados 43. São Paulo. USP/Instituto de Estudos Avançados.

RAMOS, P & PRIEB, R. (2002). A problemática do preço e da comercialização do fumo em folha da região Sul do Brasil. XL Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, SOBER, Passo Fundo-RS, Anais em CD-ROM

SORJ, Bernardo. Estado e classes sociais na agricultura brasileira. Rio de Janeiro: Guanabara. Koogan, 1986.

VARGAS, M. A.; FILHO, N. dos S.; ALIEVI, R. M., 1988. Análise da dinâmica inovativa em arranjos produtivos locais no RS: Complexo Agroindustrial Fumageiro. UNISC-EPEIE/UFRJ, Mangaratiba-RJ, dezembro.

Estudos de Casos em campo para avaliação dos impactos do PRONAF. Convênio PCT/IICA e Fundação de Economia de Campinas - FECAMP. Campinas -SP, Outubro de http//www.pr.gov.br/seab/fumo.

Downloads

Publicado

2003-06-01

Como Citar

Prieb, R. I. P., Ramos, P., & Souza, M. (2003). Elementos para a análise da situação atual e das perspectivas da agricultura familiar articulada ao complexo do fumo. Economia E Desenvolvimento, (15). https://doi.org/10.5902/141465093437

Edição

Seção

Artigos