<b>A Formação Continuada de Educadores e as TIC na Profissionalização de Pessoas com Deficiência Visual</b>

Autores

  • Renata Hernandes Benisterro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, São Paulo
  • Klaus Schlünzen Junior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, São Paulo

Resumo

Diante do desafio de educar na diversidade, é possível observar um cenário onde as escolas ainda estão distantes de se torSnarem instituições educacionais inclusivas. Agravando mais ainda a situação, é conhecido que há uma escassez de educadores com competência profissional para formar Pessoas com Deficiência Visual (PDV) de modo que possam exercer uma profissão e participarem do mundo do trabalho. Este artigo aborda algumas alternativas para a formação continuada de educadores que atuam na profissionalização de PDV, utilizando as tecnologias de informação e comunicação como ferramentas para a construção de uma nova prática docente. A Educação à Distância pode oferecer esta oportunidade de formação contextualizada, favorecendo um diálogo entre formador e educador/aprendiz de maneira que a inclusão das PDV possa ser compreendida e efetivada.

 

Palavras-chave: Formação Continuada de Educadores. Inclusão. Tecnologias de Informação e Comunicação.

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Como Citar

Benisterro, R. H., & Schlünzen Junior, K. (2012). <b>A Formação Continuada de Educadores e as TIC na Profissionalização de Pessoas com Deficiência Visual</b>. Revista Educação Especial, 85–95. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4906

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua