<b>Pedagogia universitária voltada à formação de professores na temática da inclusão</b>

Autores

  • Mônica Pagel Eidelwein Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo aborda a questão do acesso e permanência de pessoas com necessidades educacionais especiais nas universidades, preconizado a partir do movimento denominado inclusão, o que implica no redimensionamento de vários aspectos nas universidades e em particular, no investimento na formação docente, visando práticas pedagógicas coerentes com as exigências do contexto e do momento atual. Apresenta um breve histórico a respeito da formação do professor universitário até o surgimento da Pedagogia Universitária, que tem hoje como uma de suas competências a formação do professor para uma educação inclusiva.

Palavras-chave: Necessidades Educacionais Especiais. Instituições de Ensino. Pedagogia Universitária. 

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Como Citar

Eidelwein, M. P. (2011). <b>Pedagogia universitária voltada à formação de professores na temática da inclusão</b>. Revista Educação Especial, (26), 91–98. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4402

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua