<b>A importância dos limites no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais </b>

Autores

  • Jussara Iensen Pedroso Unifra
  • Carlos Décimo Martins

Palavras-chave:

Limits, Development, Children Special.

Resumo

O atual trabalho de pesquisa tem como proposta refletir sobre a importância do estabelecimento, por parte de pais e professores, de normas e regras de comportamento no desenvolvimento das crianças, no seu processo educativo e na sua constituição como sujeitos. Discutir sobre limites na formação das crianças, especificamente de crianças especiais, é de extrema importância principalmente no momento em que se procura efetivar a sua inclusão nos ambientes sociais. A partir da análise de dados, pode-se perceber que tanto pais como professores acreditam na importância de que estas crianças tenham limites na sua formação. Muitas vezes, porém, encontram dificuldades em estabelecê-los, assim como na forma mais adequada de fornecer esses ensinamentos, em virtude das limitações que apresentam. Os pais demonstram, muitas vezes, essas dificuldades (no estabelecimento dos limites), por estarem excessivamente preocupados em superproteger os filhos, embora entendam que seja necessário os mesmos terem normas que regulem seus comportamentos, atitudes ou impulsos e, assim, facilitem sua convivência social. Os professores ressaltam ainda que a ausência dos limites influenciam no baixo desempenho escolar, e que a ação efetiva entre pais e professores, no estabelecimento desses, resultará em aprendizagem satisfatória.

Palavras-chave: Limites. Desenvolvimento. Crianças Especiais.

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Como Citar

Pedroso, J. I., & Martins, C. D. (2013). <b>A importância dos limites no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais </b>. Revista Educação Especial, 21(31). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua