A experiência da imagem em instalações interativas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2595523333826Palavras-chave:
Imagem, Arte interativa, Instalações, LabInter, Gilbert SimondonResumo
Trazemos, nesse artigo, uma concepção de imagem atrelada à experiência corporal a partir de produções em Arte Interativa. Buscamos um conceito de imagem não voltado a uma representação já individuada, mas sim que considere o processo de geração da própria imagem. Para Gilbert Simondon, a imagem é concebida como um ciclo dentro de uma abordagem sistêmica e processual da realidade. Nesse sentido, encontramos ressonâncias entre essa concepção de imagem e as produções de instalações interativas no LabInter, em especial nas obras coletivas: “EntreMeios” (2015), “Permanência do Gesto” (2017) e “Ambulações” (2017).
Downloads
Referências
COUCHOT, Edmond. A Tecnologia na arte, da fotografia a realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
GIANNETTI, Cláudia. O sujeito-projeto: metaformance e endoestética. In: FILE Rio. São Paulo: FILE, 2006.
GRAU, Oliver. Arte Virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: UNESP: SENAC, 2007.
LATOUR, Bruno. Air. In: JONES, Caroline (org.). Sensorium: embodied experience, technology, and contemporary art. Cambridge: MIT, 2006.
LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos. São Paulo: 34, 1994.
KASTRUP, Virginia; CARIJÓ, Filipe Herkenhoff; ALMEIDA, Maria Clara de. O ciclo inventivo da imagem. In: Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun, 2012.
MASSUMI, Brian. Parables for the Virtual: movement, affect, sensation. US: Duke University, 2002.
OLIVEIRA, Andreia Machado. Corpo, Imagem, Meio: uma proposta colaborativa em ambiente imersivo. In: Revista Eletrônica MAPA D2, Bahia, 2015.
OLIVEIRA, Andréia Machado. Corpos Associados: interatividade e tecnicidade nas paisagens da arte. Tese de Doutorado em Informática na Educação. UFRGS, Porto Alegre, dezembro de 2010.
SIMONDON, Gilbert. Imagination et Invention (1965-1966). Chatou: Lês Éditions de La Transparence, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).