O Brasil que me foi apresentado versus o Brasil que eu conheço: sobre mim, sobre nós
DOI :
https://doi.org/10.5902/2595523348129Mots-clés :
Do lado de lá, Do lado de cá, Negro, RacismoRésumé
“O Brasil que me foi apresentado versus o Brasil que eu conheço: sobre mim, sobre nós” apesar de ser descrito a partir da intercalação da minha percepção externa (midiática) de como era o Brasil e com a minha compreensão interna, vivenciada no Brasil, não é apenas um retrato da minha vida, mas de muitas outras vidas negras que sentem na pele o que é ser negro na sociedade brasileira. Minha indignação soma-se a de muitos africanos que atravessaram o Atlântico em busca da formação superior e/ou de melhores condições de vida e trabalho neste grande país que também é a minha segunda pátria. Entre encantos e desencantos, retenho a esperança de vê-lo acertar as contas com muitos passados mal resolvidos que assombram um possível desenvolvimento harmônico, equitativo e inclusivo. Os poemas aqui apresentados são de minha autoria, extraídos do livro SAKUR! Terra de um homem só, publicado pela Editora Solidus Ltda, em 2012; um registro do nosso universo africano, um relato de sociedade atual, principalmente, um retrato da sociedade guineense. As imagens são de meu arquivo pessoal, sendo as três primeiras tiradas pelo fotografo beninense Yannick Deen Binassou kuassi Noudehou, enquanto na primeira e na terceira visto camisas da Sankofa Butik, loja de vestuário africano do marfinense Loua Pacom Oulai.Téléchargements
Références
CÁ, Vanito I. V. SAKUR! Terra de um homem só. Porto Alegre: Editora Solidus Ltda, 2012.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2022-03-04 (4)
- 2022-02-08 (3)
- 2022-01-13 (2)
- 2020-07-20 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).