Idade digital: cultura assistida digitalmente

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2595523341218

Mots-clés :

Digitalidade, Sistemas digitais, Cibernético digital, Retroalimentação

Résumé

Este ensaio busca refletir sobre os efeitos da idade digital ou digitalidade na cultura e no sistema da arte. Para tanto, buscaremos primeiramente parodiar o que é conhecido como sistemas CAD (Computer Aided Design). Em seus primórdios, os efeitos do computador afetaram definitivamente os campos da engenharia, da arquitetura, da estatística e do design, que a partir deste período são alterados em seus modos de concepção e produção. Atualmente, a cultura assistida digitalmente é o fenômeno onde todos os processos socioculturais e artísticos, de uma maneira ou outra, encontram-se afetados pelas tecnologias digitais. Modo de acesso, escolha materiais, cálculos estruturais para grandes mostras de arte contemporânea, divulgação via rede entre outros. Neste sentido, os sistemas cibernéticos e digitais permeiam de forma ubíqua nosso cotidiano eliminando qualquer possibilidade de existência apartada dos mesmos. Nesta reflexão é questionada a possibilidade de uma “idade digital” marco que altera derradeiramente os rumos da cultura e da arte, tanto nas reflexões, quantos nas práticas. Assim, conceitos como o de sistema são propostos não somente como sistemas simbólicos, mas como uma propriedade oriunda da teoria cibernética que interfere com processos de retroalimentação no próprio campo da arte e da cultura. Modelos de comportamento do espectador, emergência de estilos e modos de produção na arte contemporânea que seguem as demandas dos mercados de arte. Mostras pensadas para espaços específicos, atendendo demandas de públicos e patrocinadores. Os sistemas cibernéticos digitais passam a fazer parte do modo como a arte existe como um sistema que vem, cada vez mais, se adequando a cultura cibernético-digital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Alberto Marinho Ribas Semeler, PPGAV -UFRGS

Prof. Dr. Alberto Marinho Ribas Semeler UFRGS - INSTITUTO DE ARTES/Departamento de Artes Visuais. Professor de New Media Art  atua na área de Poéticas Visuais, História Teoria e Crítica de Arte e Novas Tecnologias. Também é do quadro permanente do  PPGAV onde atualmente é Coordenador-Substituto - Coordenador do Laboratório de Imagem Digital. Grupo de Pesquisa CAPES/CNPQ:"Tecnopoéticas, Neuroestética e Criatividade".Rua Coronel

Références

BOURDIEU, Pierre. Les règles de l’art. Genèse et structure du champ artistique. Paris: Seuil, 1992.

GASPARETTO, Debora Aita. O “curto-circuito” da arte digital no Brasil. Edição do Autor, Santa Maria, 2014.

Edited by Keith Frankish and William M. Ramsey. The Cambridge Handbook of Cognitive Science . Cambridge University Press. Kindle Edition. The Cambridge Handbook of Cognitive Science. Cambridge University Press. Kindle Edition(2012).

LOUKIDES, Mike. The Evolution of Data Products. Boston: Orelly, 2011.

MANOVICH, Lev. AI Aesthetics . Strelka Press. Kindle Edition 2019.

MANOVICH, Lev. Navigating the Database. New Yor: MIT Press, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000200007#nt23. Acesso em: 14 abr. 2019.

GRAU, Oliver. Virtual Art: From Illusion to Immersion. MIT Press, Londom, 2003. Edited by PAUL, Christiane. A Companion to Digital Art. Blackwell, Oxford, UK, 2016.

Téléchargements

Publiée

2019-12-20

Comment citer

Semeler, A. M. R. (2019). Idade digital: cultura assistida digitalmente. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 2(4), e17. https://doi.org/10.5902/2595523341218

Numéro

Rubrique

Artigos