Pandemia, arte e tecnologia: Expografias virtuais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523364199

Palabras clave:

Arte Contemporânea, Expografia online, Vewing room, Ambientes virtuais

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nara Cristina Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Nara Cristina Santos. Pós-Doutorado em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2012-2013). Doutora em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2004), em História, Teoria e Crítica da Arte e Doutorado Sanduiche na Paris VIII, França (2001). Mestre em Artes Visuais, UFRGS (1997), Bacharel em Desenho e Plástica Hab. Desenho Artístico (1990) e Licenciada em Educação Artística Hab.Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1988). Professora do Departamento de Artes Visuais/DAV (1993-), Centro de Artes e Letras/CAL/UFSM, onde atua no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGART e nos Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Coordenadora do PPGART/Mestrado em Artes Visuais (desde sua implementacão em 2007 até 2011). Pesquisadora na área de Artes Visuais, em História e Teoria da Arte Contemporânea, com ênfase transdisciplinar em Arte, Ciência e Tecnologia. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/UFSM - CNPq e coordena o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM (2005-). Integra os grupos de Pesquisa GIIP/UNESP e REDE/UFRJ - CNPq. Prof. colaboradora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGAV/UFRGS (2015-). Consultora da CAPES para área de Artes/Música. Avaliadora Institucional para área de Artes no INEP/MEC (2007-2015). Integra o GT Arte Digital do Ministério da Cultura/MINC (2009-2011) e Delegada nata do Colegiado Setorial de Arte Digital. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP e Presidente ANPAP Biênio 2015-2016.

Giselle Beiguelmann, USP

Giselle Beiguelman é artista e professora Livre-Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Pesquisa preservação de arte digital, arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória no século 21. Desenvolve projetos de intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. É autora de vários livros e artigos sobre o nomadismo contemporâneo e as práticas da cultura digital. Foi coordenadora do curso de Design da FAUUSP de 2013 a 2015, onde leciona desde 2011. Entre seus projetos recentes destacam-se Memória da Amnésia (2015), Odiolândia (2017) e Monumento Nenhum (2019). É membro do Laboratório para OUTROS Urbanismos (FAUUSP) e do Interdisciplinary Laboratory Image Knowledge ? Humboldt-Universität zu Berlin. Suas obras artísticas integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), MAC-USP e MAR (Rio de Janeiro), entre outros. Entre outros prêmios recebeu o Prêmio ABCA (Associação Brasileira dos Críticos de Arte) 2016, categoria Destaque e o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia em 2003. Em 2014, integrou o grupo de 10 net artistas internacionais convidados pelo The Webby Awards para participar da exposição comemorativa dos 25 anos da WWW (The Web at 25). É colunista da Rádio USP e da Revista Zum. Site pessoal: desvirtual.com

Publicado

2020-12-18 — Actualizado el 2022-03-22

Versiones

Cómo citar

Santos, N. C., & Beiguelmann, G. (2022). Pandemia, arte e tecnologia: Expografias virtuais. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 3(6), e1. https://doi.org/10.5902/2595523364199 (Original work published 18 de diciembre de 2020)

Número

Sección

Editorial

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.