Ex(s) Paços críticos: Memória e diálogos de uma exposição online

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523363095

Palabras clave:

curadoria, arte em rede, Paço das Artes, arte contemporânea.

Resumen

Com a pandemia do COVID-19, o ambiente online se tornou um espaço sem precedentes de difusão de arte e cultura. Claro que os formatos usados não são inéditos. Muitas vezes, eles nem são tão interessantes quanto experiências anteriores feitas com o intuito de explorar as possibilidades da cultura em rede, conforme ela se constitui. Por este motivo, o foco deste artigo é voltado para práticas menos convencionais que se desenvolvem no ambiente da arte contemporânea, especialmente nas linguagens de acontecimentos efêmeros (um campo variado que abrange de poesia sonora e performance às artes da transmissão e mídias locativas). Visando discutir estas questões o presente artigo investiga o projeto curatorial Ex(s)paços Críticos, desenvolvido no ambiente virtual junto ao Paço das Artes, bem como produções e sites que arquivam e circulam a arte na rede .

 

Palavras chaves: curadoria; arte em rede; Paço das Artes; arte contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Cunha Almeida Arantes, PUC- Pontifica Universidade Católica. Paço das Artes.

É pesquisadora, crítica e curadora no campo da arte e estética contemporânea. Formada em filosofia pela USP, com pós-doutorado pela UNICAMP e Penn State University (USA), é bolsista em produtividade pesquisa pelo CNPq, e professora do Departamento de Artes da PUC/SP e também vice-coordenadora do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria da mesma instituição. Desde 2007 é diretora e curadora do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de SP, desenvolvendo inúmeros projetos curatoriais, seminários nacionais e internacionais, eventos e publicações. É autora de Arte @ Mídia: perspectivas da estética digital (FAPES/SENAC), finalista do 48 Prêmio Jabuti, Reescrituras da Arte Contemporânea: história, arquivo e mídia (Ed. Sulina), Urgências na Arte, dentre outros. É membro da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) e integra como convidada, o grupo de pesquisadores do ID+, instituto de pesquisa da Universidade de Porto e Aveiro (Portugal).

Marcus Bastos, PUC-SP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor vinculado ao Departamento de Artes, desde 2003, e ao programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, desde 2012. Publicou os livros Audiovisual ao Vivo: tendências e conceitos (com Patricia Moran, Intermeios, 2020), Limiares das Redes (Intermeios, 2014) e Cultura da Reciclagem (Noema, 2007, ebook), além de organizar Cinema Apesar da Imagem (com Gabriel Menotti e Patricia Moran, Intermeios 2016) e Mediações, Tecnologia, Espaço Público: panorama crítico da arte em mídias móveis (com Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli, Conrad, 2010).

Citas

EFIK ANADOL. Melting Memories: Engram As Data Sculpture. 2019. Disponivel em:<https://vimeo.com/334754603>. Acesso em: 13/11/2020.

GOLDSMITH, Kenneth. Duchamp is my lawyer. Nova Iorque: Columbia University Press, 2020. p. 11. [1] Idem, p. 11-2.

KATY PERRY. Tomorrowland Around the World. 2020. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=i65puYqFh6Q>. Acesso em: 13/11/2020.

LEITE, Rui Moreira. Flavio de Carvalho: Media Artist Avant La Lettre. Leonardo Online. 2010. Disponível em: <https://www.leonardo.info/isast/spec.projects/MoreiraLeite/moreiraleite.html>. Acesso em: 12/11/2020.

LOST IN A GARDEN OF CLOUDS. Disponivel em: https://cloud.radical-openness.org/lost.html. Acesso em: 13/11/2020.

RAMIRO, Mario. Between Form and Force: Connecting Architectonic, Telematic and Thermal Space. Leonardo Online. 1998. Disponível em: <https://www.leonardo.info/isast/spec.projects/ramiro/ramiro.html>. Acesso em: 11/11/2020.

ZKM KARLSRUHE. Critical Zones. Streaming Festival. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2dqNYHP4GaM>. Acesso em: 12/11/2020.

ZKM KARLSRUHE. Critical Zones. 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/tv/CDB8xHsI9bR/ >. Acesso em: 12/11/2020.

ZKM KARLSRUHE. Critical Zones. 2020. Disponível em: <https://critical-zones.zkm.de/#!/>. Acesso em: 12/11/2020.

Publicado

2020-12-18 — Actualizado el 2022-03-22

Versiones

Cómo citar

Arantes, P. C. A., & Bastos, M. (2022). Ex(s) Paços críticos: Memória e diálogos de uma exposição online. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 3(6), e3. https://doi.org/10.5902/2595523363095 (Original work published 18 de diciembre de 2020)

Número

Sección

Artículos