As múltiplas faces da fotogenia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2595523333832Palabras clave:
Fotogenia, Aparência, Imagem, Corpo fotografadoResumen
É na gênese da imagem fotográfica que a ideia de fotogenia, como valor estético destinado à aparência, pode ter sentido. É neste princípio que reside a fotografia. Imponderável, desejada, controvertida, qualidade estética dos seres de luz, fulgurância da imagem, a fotogenia não para de nos surpreender; seu poder de transformação do real em imagem vai além de toda expectativa. Visibilidade fenomenal, ela transforma e nos transforma além da aparência visível. Fotogenia: processo físico-químico ou fruto de uma projeção?
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. La chambre Claire. Paris: Gallimard, 1980.
BRUNET, François. La naissance d’une idée photographique. Paris: PUF, 2000.
EPSTEIN, Jean. Ecrits sur le cinema. Seghers: tome I, 1951.
LACAN, Jacques. Séminaire. Paris: Le Seuil, 2000.
MORIN, Edgar. Le cinéma ou l’homme imaginaire. Paris: Minuit, 1956.
SAMSON, Hélène. Dictionnaire du corps, Paris: PUF, 2007.
VANLIER, Henri. Philosophie de la photographie, Paris: Les cahiers de la Philosophie, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).