Rubra Fluidez: a performance about the menarche

Authors

  • Camila Matzenauer Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Gisela Biancalana Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523339004

Keywords:

Performance art, Femine, Time, Body, Creative process

Abstract

The present article showcases a report about the creative process of Rubra Fluidez Performance. The artistic work is a poetic approach to menarch from the narrative of several women, including the artist herself, about their first menstruation. In a feminist bias, the work seeks to discuss how biological issues, understood as time markers in the female body, can be read and interpreted culturally. In addition, the text deals with the multiplicity of works as a feature of Contemporary Art. Rubra Fluidez is part of a research in a postgraduate program in Visual Arts. The work integrates a series of Performances anchored in questions related to the feminine universe, exploring the passage of time in the body of the woman. The study is subsidized by authors such as Beauvoir, Ribeiro, Ricoeur and Cauquelin.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Matzenauer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Camila Matzenauer dos Santos é bacharela em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2016) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais com ênfase em Arte e Cultura pela mesma universidade (2019). É integrante do Laboratório de Pesquisa Performance Arte e Cultura, no qual dedica-se ao estudo da Arte da Performance. Possui sua pesquisa artística voltada principalmente a questões que abordam a poética do tempo e do feminino. É professora Dança e bailarina da Umbigo de Bruxa (Santa Maria - RS), companhia em que se dedica a criação em Dança com bambolês.

Gisela Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharel (1991) e Licenciada (1993). Possui mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNICAMP (2010), área de artes cênicas. Atuou como professora Adjunta no Curso de Artes Cênicas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de 1996 a 2013, tendo sido coordenadora do Curso por duas gestões. Atualmente é professora no Curso de Dança/UFSM pelo qual foi responsável pela criação e implantação, entre 2012 e 2013, e onde exerceu as função de coordenadora. Atua, ainda, no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGART/UFSM) desde 2010 onde também foi coordenadora substituta entre 2011 e 2014. Desenvolve pesquisas sobre a performance e os processos criadores de artistas da cena buscando desenvolver investigações interdisciplinares, principalmente com estudos culturais e processos colaborativos. É líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ e coordena o Laboratório de Performance, arte e cultura (LAPARC), vinculado ao PPGART e ao Curso de Dança. O LAPARC compõe-se de professores e alunos de graduação e pós graduação das áreas de artes visuais, teatro e dança. O Laboratório cria e apresenta performances, organiza o evento "PerformAções e mantém projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atua como parecerista de periódicos, eventos e de instituições de fomento. Organizou os livros Discursos do Corpo na Arte, volumes 1 e 2 e tem artigos e capítulos de livros publicados. Realizou pós doutorado na Universidade de Montfort, cidade de Leicester, Inglaterra onde investigou processos criadores em conjunto e com a qual mantém relações de produção intelectual.

References

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo sexo – fatos e mitos. Tradução de Sérgio Milliet. 4.ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016. Tradução de: Maria Letícia Ferreira.

CATTANI, Icleia Borsa. Arte Contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida. O meio como ponto zero: Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 35 – 50.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

RICOUER, Paul. Tempo e Narrativa. vol I. Campinas: Papirus, 1994.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol. 16, no 2, Porto Alegre, jul./dez. de 1990.

VERSIANI, D. G. C. B. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: Letras, 2005, p. 87.

Published

2019-07-19

How to Cite

Matzenauer, C., & Biancalana, G. (2019). Rubra Fluidez: a performance about the menarche. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 2(3), e6. https://doi.org/10.5902/2595523339004

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)