Rubra fluidez: uma performance sobre a menarca

Autores

  • Camila Matzenauer Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Gisela Biancalana Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523339004

Palavras-chave:

Arte, Performance arte, Feminino, Tempo, Corpo, Processo criador

Resumo

O presente artigo apresenta um relato sobre o processo de criação da Performance Rubra Fluidez. A obra artística é uma abordagem poética da menarca a partir do relato de várias mulheres, incluindo a artista, sobre a primeira menstruação. Com um viés feminista, a obra busca discutir como questões biológicas, entendidas como marcadoras do tempo no corpo feminino, podem ser lidas e interpretadas culturalmente. Além disso, o texto aborda a multiplicidade da obra enquanto característica própria da Arte Contemporânea. Rubra Fluidez integra uma dissertação de mestrado do programa de pós-graduação em Artes Visuais. A obra integra uma série de Performances ancoradas em questões relativas ao universo feminino ao explorar a passagem do tempo no corpo da mulher. O estudo é subsidiado por autores como Beauvoir; Ribeiro; Ricoeur e Cauquelin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Matzenauer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Camila Matzenauer dos Santos é bacharela em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2016) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais com ênfase em Arte e Cultura pela mesma universidade (2019). É integrante do Laboratório de Pesquisa Performance Arte e Cultura, no qual dedica-se ao estudo da Arte da Performance. Possui sua pesquisa artística voltada principalmente a questões que abordam a poética do tempo e do feminino. É professora Dança e bailarina da Umbigo de Bruxa (Santa Maria - RS), companhia em que se dedica a criação em Dança com bambolês.

Gisela Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharel (1991) e Licenciada (1993). Possui mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNICAMP (2010), área de artes cênicas. Atuou como professora Adjunta no Curso de Artes Cênicas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de 1996 a 2013, tendo sido coordenadora do Curso por duas gestões. Atualmente é professora no Curso de Dança/UFSM pelo qual foi responsável pela criação e implantação, entre 2012 e 2013, e onde exerceu as função de coordenadora. Atua, ainda, no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGART/UFSM) desde 2010 onde também foi coordenadora substituta entre 2011 e 2014. Desenvolve pesquisas sobre a performance e os processos criadores de artistas da cena buscando desenvolver investigações interdisciplinares, principalmente com estudos culturais e processos colaborativos. É líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ e coordena o Laboratório de Performance, arte e cultura (LAPARC), vinculado ao PPGART e ao Curso de Dança. O LAPARC compõe-se de professores e alunos de graduação e pós graduação das áreas de artes visuais, teatro e dança. O Laboratório cria e apresenta performances, organiza o evento "PerformAções e mantém projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atua como parecerista de periódicos, eventos e de instituições de fomento. Organizou os livros Discursos do Corpo na Arte, volumes 1 e 2 e tem artigos e capítulos de livros publicados. Realizou pós doutorado na Universidade de Montfort, cidade de Leicester, Inglaterra onde investigou processos criadores em conjunto e com a qual mantém relações de produção intelectual.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo sexo – fatos e mitos. Tradução de Sérgio Milliet. 4.ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016. Tradução de: Maria Letícia Ferreira.

CATTANI, Icleia Borsa. Arte Contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida. O meio como ponto zero: Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 35 – 50.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

RICOUER, Paul. Tempo e Narrativa. vol I. Campinas: Papirus, 1994.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol. 16, no 2, Porto Alegre, jul./dez. de 1990.

VERSIANI, D. G. C. B. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: Letras, 2005, p. 87.

Downloads

Publicado

2019-07-19

Como Citar

Matzenauer, C., & Biancalana, G. (2019). Rubra fluidez: uma performance sobre a menarca. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 2(3), e6. https://doi.org/10.5902/2595523339004

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)