Rubra fluidez: uma performance sobre a menarca
DOI:
https://doi.org/10.5902/2595523339004Palavras-chave:
Arte, Performance arte, Feminino, Tempo, Corpo, Processo criadorResumo
O presente artigo apresenta um relato sobre o processo de criação da Performance Rubra Fluidez. A obra artística é uma abordagem poética da menarca a partir do relato de várias mulheres, incluindo a artista, sobre a primeira menstruação. Com um viés feminista, a obra busca discutir como questões biológicas, entendidas como marcadoras do tempo no corpo feminino, podem ser lidas e interpretadas culturalmente. Além disso, o texto aborda a multiplicidade da obra enquanto característica própria da Arte Contemporânea. Rubra Fluidez integra uma dissertação de mestrado do programa de pós-graduação em Artes Visuais. A obra integra uma série de Performances ancoradas em questões relativas ao universo feminino ao explorar a passagem do tempo no corpo da mulher. O estudo é subsidiado por autores como Beauvoir; Ribeiro; Ricoeur e Cauquelin.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo sexo – fatos e mitos. Tradução de Sérgio Milliet. 4.ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980.
CANDAU, Joël. Memória e Identidade. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016. Tradução de: Maria Letícia Ferreira.
CATTANI, Icleia Borsa. Arte Contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida. O meio como ponto zero: Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 35 – 50.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
RICOUER, Paul. Tempo e Narrativa. vol I. Campinas: Papirus, 1994.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol. 16, no 2, Porto Alegre, jul./dez. de 1990.
VERSIANI, D. G. C. B. Autoetnografias: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: Letras, 2005, p. 87.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).