PET Fronteira: Concepção, Ações e Objetivos

Autori

  • Leonardo Mauro Pereira Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Amaury Antônio de Castro Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190424424

Parole chiave:

PET, Educação, Ações

Abstract

Este artigo apresenta as ações do Programa PET Fronteira no âmbito universitário do Campus de Ponta Porã da UFMS e no município de Ponta Porã/Mato Grosso do Sul. A universidade buscou maior interação com a comunidade local, tendo sempre como objetivo a inclusão digital através de oficinas de raciocínio lógico e robótica educacional. Também, trouxe para a universidade/escolas uma maior concepção de robótica para as competições e olimpíadas científicas. O Programa PET Fronteira é retratado nesse artigo, desde sua concepção, passando pelos objetivos, ações, até seus mais recentes impactos e resultados tanto para a universidade, quanto para a sociedade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Leonardo Mauro Pereira Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Cursando Ciências da Computação na UFMS/CPPP.Formado em Técnico em Informática para Internet.

Riferimenti bibliografici

Baldi, A., Montiel, E., Moraes, L. M. P., Kluthcovsky, A., and de Castro Jr., A. A. (2015). 2+ dengue. I Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação, 1:186–193.

Batista, E. J. S. (2015). O evento robo àra como incentivo aos alunos à participação na obr. MNR - Mostra Nacional de Robótica.

Batista, E. J. S., Castro Jr, A., Larrea, A. A., and Bogarim, C. A. C. (2015). Utilizando o scratch como ferramenta de apoio para desenvolver o raciocínio lógico das crianças do ensino básico de uma forma multidisciplinar. In Anais do Workshop de Informática na

Escola, volume 21, page 350.

Campello, B. S. (2000). Encontros científicos. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

Fistarol, D. O., Coutinho, H. R., Cantero, S. V. A., and Castro Jr, A. A. (2014). Impactos do programa nerds da fronteira para a consolidação do uso das tics na educação em ponta porã. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, page 218.

Fistarol, D. O., Coutinho, H. R., Cantero, S. V. A., and Castro Jr, A. A. (2015). Programa nerds da fronteira e o uso da robótica educacional na inclusão digital. Anais do Computer on the Beach, pages 259–268.

Martins, C. B. (2000). O ensino superior brasileiro nos anos 90. São Paulo em perspectiva, 14(1):41–60.

MEC, M. d. E. a. (2006). Programa de edução tutorial - pet: Manual de orientações básicas. Secretaria de Edução Superior - Departamento de Modernização e Programas de Educação Supeior - Coordenação Geral de Relações Acadêmicas de Graduação. Seção Documentos.

MEC, M. d. E. a. (2015). Apresentação - pet [internet]. Secretaria de Edução Superior. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/pet>. Acessado em: 08 de Outubro de 2016.

Montiel, E., Baldi, A., Kluthcovsky, A., and de Castro Jr., A. A. (2015). Sistema de educação em saúde no tratamento do diabetes mellitus tipo 2. XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1:328–337.

Moraes, L. M. P., Baldi, A., Montiel, E., Kluthcovsky, A., and de Castro Jr., A. A. (2015). Sistema web de baixo custo geolocalizador para prevenção de casos da dengue. SEMISH - Seminário Integrado de Software e Hardware.

Moraes, R. C. C. d. (1998). Universidade hoje-ensino, pesquisa, extensão. Educação & Sociedade, 19(63):19–37.

Neves, C. E. B. (2002). A estrutura e o funcionamento do ensino superior no brasil. A educação superior no Brasil, pages 43–106.

PI, D.-c. and WU, Q.-x. (2008). Acm international collegiate programming contest and cultivation of innovative talent [j]. Journal of Electrical& Electronic Education, 3:019.

Ranieri, N. (1994). Autonomia universitária: as universidades públicas e a Constituição Federal de 1988, volume 3. Edusp.

Rezende, F. and Ostermann, F. (2012). Olimpíadas de ciências: uma prática em questão. Ciência & Educação, 18(1):245–256.

Tajra, S. F. (2011). Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. Érica.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-04-04

Come citare

Moraes, L. M. P., & Castro Júnior, A. A. de. (2017). PET Fronteira: Concepção, Ações e Objetivos. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 2(1), 35–45. https://doi.org/10.5902/2448190424424

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.