PET Fronteira: Concepção, Ações e Objetivos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190424424Parole chiave:
PET, Educação, AçõesAbstract
Este artigo apresenta as ações do Programa PET Fronteira no âmbito universitário do Campus de Ponta Porã da UFMS e no município de Ponta Porã/Mato Grosso do Sul. A universidade buscou maior interação com a comunidade local, tendo sempre como objetivo a inclusão digital através de oficinas de raciocínio lógico e robótica educacional. Também, trouxe para a universidade/escolas uma maior concepção de robótica para as competições e olimpíadas científicas. O Programa PET Fronteira é retratado nesse artigo, desde sua concepção, passando pelos objetivos, ações, até seus mais recentes impactos e resultados tanto para a universidade, quanto para a sociedade.Downloads
Riferimenti bibliografici
Baldi, A., Montiel, E., Moraes, L. M. P., Kluthcovsky, A., and de Castro Jr., A. A. (2015). 2+ dengue. I Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação, 1:186–193.
Batista, E. J. S. (2015). O evento robo àra como incentivo aos alunos à participação na obr. MNR - Mostra Nacional de Robótica.
Batista, E. J. S., Castro Jr, A., Larrea, A. A., and Bogarim, C. A. C. (2015). Utilizando o scratch como ferramenta de apoio para desenvolver o raciocínio lógico das crianças do ensino básico de uma forma multidisciplinar. In Anais do Workshop de Informática na
Escola, volume 21, page 350.
Campello, B. S. (2000). Encontros científicos. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
Fistarol, D. O., Coutinho, H. R., Cantero, S. V. A., and Castro Jr, A. A. (2014). Impactos do programa nerds da fronteira para a consolidação do uso das tics na educação em ponta porã. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, page 218.
Fistarol, D. O., Coutinho, H. R., Cantero, S. V. A., and Castro Jr, A. A. (2015). Programa nerds da fronteira e o uso da robótica educacional na inclusão digital. Anais do Computer on the Beach, pages 259–268.
Martins, C. B. (2000). O ensino superior brasileiro nos anos 90. São Paulo em perspectiva, 14(1):41–60.
MEC, M. d. E. a. (2006). Programa de edução tutorial - pet: Manual de orientações básicas. Secretaria de Edução Superior - Departamento de Modernização e Programas de Educação Supeior - Coordenação Geral de Relações Acadêmicas de Graduação. Seção Documentos.
MEC, M. d. E. a. (2015). Apresentação - pet [internet]. Secretaria de Edução Superior. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/pet>. Acessado em: 08 de Outubro de 2016.
Montiel, E., Baldi, A., Kluthcovsky, A., and de Castro Jr., A. A. (2015). Sistema de educação em saúde no tratamento do diabetes mellitus tipo 2. XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1:328–337.
Moraes, L. M. P., Baldi, A., Montiel, E., Kluthcovsky, A., and de Castro Jr., A. A. (2015). Sistema web de baixo custo geolocalizador para prevenção de casos da dengue. SEMISH - Seminário Integrado de Software e Hardware.
Moraes, R. C. C. d. (1998). Universidade hoje-ensino, pesquisa, extensão. Educação & Sociedade, 19(63):19–37.
Neves, C. E. B. (2002). A estrutura e o funcionamento do ensino superior no brasil. A educação superior no Brasil, pages 43–106.
PI, D.-c. and WU, Q.-x. (2008). Acm international collegiate programming contest and cultivation of innovative talent [j]. Journal of Electrical& Electronic Education, 3:019.
Ranieri, N. (1994). Autonomia universitária: as universidades públicas e a Constituição Federal de 1988, volume 3. Edusp.
Rezende, F. and Ostermann, F. (2012). Olimpíadas de ciências: uma prática em questão. Ciência & Educação, 18(1):245–256.
Tajra, S. F. (2011). Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. Érica.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.