Do C à Web: um relato da criação de uma ferramenta de apoio para game design de jogos de mesa em uma plataforma online
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190471711Palabras clave:
desenvolvimento de jogos, Desenvolvimento de Software, Jogos de tabuleiroResumen
Os jogos de mesa, como tabuleiros e RPGs, são uma indústria em franca ascensão, o que tem atraído investimento e novos autores a cada ano. Com as restrições impostas pelo isolamento social, o processo de desenvolvimento desses jogos se tornou um processo híbrido, baseado em ferramentas online, o que impõe aos autores limitações quanto à manipulação de componentes existentes nos ambientes de simulação do mercado. Este trabalho apresenta o relato de uma solução implementada por alunos tutorados em períodos iniciais. A ideação do protótipo teve início com a primeira linguagem de programação e foi evoluído até uma aplicação web em tempo real e com elementos tridimensionais. O protótipo criado torna possível uma iteração multijogador em um cubo mágico, não disponível para os projetistas de jogos nas ferramentas do mercado.
Descargas
Citas
EXPRESS. Express - Framework web rápido, flexíıvel e minimalista para Node.js. n.d. Disponível em: ⟨https://expressjs.com/pt-br/⟩.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. [S.l.]: Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971. v. 4.
MARCELO, A.; PESCUITE, J. Design de jogos: Fundamentos. Rio de janeiro: Brasport, 2009.
META. React, uma biblioteca JavaScript para criar interfaces de usuário. 2022. Disponível em: ⟨https://pt-br.reactjs.org/⟩.
NODEJS. Sobre Node.js. n.d. Disponível em: ⟨https://nodejs.org/pt-br/about/⟩.
PLURALSIGHT. Celebrating 25 years of JavaScript. 2022. Disponível em: ⟨https://www.javascript.com/⟩.
REPLIT. Start coding instantly with Replit’s browser-based IDE. 2022. Disponível em: ⟨https://replit.com/site/ide⟩.
SOCKET.IO. Bidirectional and low-latency communication for every platform. 2022. Disponível em: ⟨https://socket.io/⟩.
WOODS, S. Eurogames: The design, culture and play of modern European board games. [S.l.]: McFarland, 2012.
ZENG, D.-X. et al. Overview of rubik’s cube and reflections on its application in mechanism. Chinese Journal of Mechanical Engineering, Springer, v. 31, n. 1, p. 1–12, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.