Adaptação dos Minicursos do PET para a Modalidade Online

Autores/as

  • Bruno Corrêa Zimmermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jordi Pujol Ricarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Érika Cota Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-7431-7738

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190466323

Palabras clave:

PET, Curso online, Ensino, Computação,

Resumen

Esse artigo descreve o processo de adaptação do projeto minicursos
do grupo PET Computação UFRGS para a modalidade online, em virtude da pandemia de COVID-19.
São abordados tanto o processo de escolha de plataformas e ferramentas quanto
a criação dos cursos em si. Após a análise de algumas alternativas, optamos
pelas tecnologias MDBook, Git, Github Pages e Travis CI para desenvolvimento
e disponibilização dos cursos online. O grupo tem recebido um retorno positivo
dos estudantes sobre o formato e o material disponibilizado, que permite uma
atualização constante e colaborativa do material. Essa experiência mostrou
que o modelo adotado é adequado não apenas para esse perı́odo de pandemia,
mas também como suporte a cursos presenciais.

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Biografía del autor/a

Bruno Corrêa Zimmermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bruno Corrêa Zimmermann é estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem afinidade em software livre e open source, busca ser professor de Computação.

Jordi Pujol Ricarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jordi Pujol Ricarte é um estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ingresso em 2019, possuí interesse nas área de informática teórica, desenvolvimento de software e comunicação cientifica.

Érika Cota, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Érika Cota é professora associada no Departamento de Informática Aplicada do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Tem interesse em diferentes aspectos de qualidade e confiabilidade de sistemas: teste e verificação de software, teste e projeto visando o teste de sistemas embarcados e móveis, teste e projeto visando o teste de sistemas digitais. Tem interesse ainda em empreendedorismo na área de TIC.

Citas

Datta, D. (2017). LaTeX in 24 Hours A Practical Guide for Scientific Writing.

Meyer, M. (2014). Continuous integration and its tools. IEEE Software, 31(3):14–16.

Somasundaram, R. (2013). Git: Version control for everyone. Packt Publishing Ltd.

Souto, G. (2000). Curso de LATEX.

Publicado

2022-11-18

Cómo citar

Zimmermann, B. C., Ricarte, J. P., & Cota, Érika. (2022). Adaptação dos Minicursos do PET para a Modalidade Online. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 6(1), 85–96. https://doi.org/10.5902/2448190466323

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