ANÁLISE DE SENSIBILIDADE, POR MEIO DE REDE NEURAL ARTIFICIAL, DAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM O ENCANOAMENTO DIAGONAL EM UMA MÁQUINA DE PAPEL-CARTÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/1980509825149Palavras-chave:
encanoamento diagonal, análise de sensibilidade, estabilidade dimensional, papel-cartãoResumo
A estabilidade dimensional do papel pode sofrer alterações devido à troca de umidade com o meio, liberando o estresse latente adquirido no processo de fabricação. Um dos resultados dessa liberação de tensões é o encanoamento diagonal. Este estudo tem por objetivo fazer uma análise de sensibilidade das diferentes variáveis de entrada de uma máquina industrial de papel, juntamente com algumas medições laboratoriais, com a propriedade do papel denominada de encanoamento diagonal. Foi feito um levantamento do histórico referente a 2012 para observar os produtos com as maiores perdas. A partir disso, correlacionados com os pontos críticos do perfil de medição na direção CD. Algumas alterações na ordem em que as variáveis correlacionavam com o twist, referentes nas três análises do perfil (lado comando, meio e acionamento). Foi revelado, a partir da análise de sensibilidade, que as variáveis mais importantes e sensíveis, respectivamente, para o lado comando, meio e acionamento da máquina, foram o fluxo total da caixa de entrada da camada cobertura, pressão de vapor no 6º grupo e fluxo de massa lateral da camada base (Module Edge).Downloads
Referências
CARLSSON, L. Out-of-Plane Hygroinstability of Multi-Ply Paperboard. Fibre Science and Technology, Amsterdam, v. 14, p. 201-212, 1981.
CHEN, S. C.; BERGGREN, J.; et al. A multivariable CD control application approach may be beneficial for certain applications. Pulp & Paper International Process Control, Amsterdam, 2009.
GALLAY, W. Stability of dimensions and form of paper: part 1. Tappi Journal Peer Reviewed Paper, Peachtree Corners, v. 56, n. 11, p. 54-63, 1973.
GOYAL, H. Paper On Web. 2012. Disponível em: <http://www.paperonweb.com/paperpro.htm#PhysicalPropertie>. Accessed in: 5 set. 2012.
JAKHRANI, A. Q. et al. Sensitivity analysis of a standalone photovoltaic system model parameters. Journal of Applied Sciences, Pakistan, v. 13, p. 220-231, 2013.
LEVLIN, J. E. et al. Pulp and Paper Testing. [s. l.]: FapetOy, 1999.
LINDBLAD, G.; FURST, T. The Ultrasonic Measuring Technology on Paper and Board. Kista, Sweden: [s. n.], 2001.
MACDONALD, R. G.; FRANKLIN, J. N. Pulp and paper manufacture: papermaking and paperboard making. 3th ed. New York: McGraw-Hill, 1970.
NISKANEN, K.; KAJANTO, I. Dimensional Stability. Finland: Paperi ja Puu Oy, 1998.
PAVILION. Analyze: reference manual. [s. l.]: R. Automation, 2011.
VOITH. Influence on curl, twist and misregister. [s. l.: s. n.], 2012.
WATTY, E. L. Causas de la inestabilidad dimensional en papeles fino. ATCP, Concepción, v. 10, n. 6, p. 450-456, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.