Identidade do Povo Indígena Guarani da Cidade de Santa Maria/RS, Brasil

Authors

  • Geraldo Salgado Neto UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14171

Keywords:

Guarani – Identidade – Indígenas – Mbyá

Abstract

A identidade de um indivíduo é resultante não apenas de características pessoais inerentes á sua personalidade, mas também pelo meio social que o engloba e o insere em determinadas normas de condutas que irão fazer parte de sua visão de mundo, em nenhum momento da história dos contatos, pacíficos ou não, entre índios e brancos, no Brasil, podemos falar em um pleno apagamento dos traços identitários indígenas. Apesar das tentativas do governo colonial, bem como do imperial e republicano, os saberes culturais indígenas nunca foram completamente sobrepostos pelos modelos europeus, despertando inclusive, em determinados momentos, o interesse ou a aceitação dos colonizadores. Conhecer a identidade do povo indígena Guarani da cidade de Santa Maria/RS, a partir dos pressupostos da clínica psicossocial da identidade, se torna indispensável neste momento único da formação e agregação das primeiras reservas oficiais - aldeias Guaranis do Município de Santa Maria.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Geraldo Salgado Neto, UFSM

Biólogo, mestre em Biodiverisade Animal, Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Published

2014-09-12

How to Cite

Salgado Neto, G. (2014). Identidade do Povo Indígena Guarani da Cidade de Santa Maria/RS, Brasil. Ciência E Natura, 36(3), 519–526. https://doi.org/10.5902/2179460X14171

Issue

Section

Geo-Sciences

Most read articles by the same author(s)