Sagrado feminino e experiência corporal: representações do eu em mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X85190

Palavras-chave:

Sagrado Feminino, Experiência corporal, Mídias sociais

Resumo

O objetivo deste texto foi investigar a articulação entre as noções de felicidade e espiritualidade relacionadas pelo movimento do Sagrado Feminino, apresentando de que forma o movimento considera a experiência da performance feminina como fator de realização e felicidade, e como isso se expressa nas mídias digitais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativa e de cunho exploratório que buscou compreender o significado do fenômeno em questão a partir da análise de um corpus textual disponibilizado no blog Santo Yoga. Os resultados apontaram o protagonismo das mídias sociais como ferramentas de empoderamento que parecem oferecer à mulher contemporânea um modelo de resistência à dominação masculina sobre seus corpos e suas mentes.

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Biografia do Autor

Valquiria Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora e mestre em Humanidades (Humanidades, Culturas e Artes). Mestre em Biociências (Educação, Gestão e Difusão de Biociências) (IBqM/UFRJ). Pós-graduada em Economia (IE/UFRJ). Graduada em Comunicação Social (ECO/UFRJ) e em Ciências Sociais (ICS/UERJ). Colaboradora do Laboratório de Ética em Pesquisa, Comunicação Científica e Sociedade (LECCS) do IBqM/UFRJ.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Barros, V. (2024). Sagrado feminino e experiência corporal: representações do eu em mídias sociais. Cadernos De Comunicação, 28(1). https://doi.org/10.5902/2316882X85190

Edição

Seção

Artigos