FOTOJORNALISMO NA MAGNUM IN MOTION: MIRADAS EM “THEATER OF WAR” PELO OLHAR DA TEORIA ATOR-REDE

Autores

  • Nadja Carvalho Professora associada do curso Comunicação em Mídias Digitais e mestrado em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: naddj@ig.com.br
  • Lorena Travassos Lorena TRAVASSOS Mestranda do Programa de Pós‐Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: lorenakrs@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X7195

Resumo

Estudamos, com amparo na Teoria Ator-Rede (TAR), o ensaio fotojornalístico “Theater of War” (2011), que integra o projeto Magnum in Motion (2004). Realizamos, portanto, neste artigo, uma descrição da rede de conexões entre atores humanos e não-humanos (actantes), relacionados ao exame de preceitos como simetria, tradução e caixa-preta, propostos na TAR e identificados nesse ensaio fotográfico.

 

Photojournalism in Magnum in Motion:

Looking “Theather of war” through the Actor-Network Theory

 

 

Abstract

 

We have studied, with some of the tools of the Actor-Network Theory (ANT), the photo-journalistic essay “Theater of War” (2011), which is part of the Magnum in Motion (2004).  We have presented, thus, in this article, a description of this net of connections through which the photographic essay is itself possible.

 

Keywords: Photojournalism. Actor-Network Theory. Magnum in Motion.

 

Fotoperiodismo en Magnum in Motion:

           Miradas en el "Theater of War" a través de la Teoría Actor-Red

Resumen

Referenciados en la Teoría Actor-Red (TAR), hemos estudiado el ensayo fotoperiodístico "Theater of War" (2011), que integra el proyecto Magnum in Motion (2004). En este artículo se presenta una descripción de la red de conexiones entre actores humanos y no humanos (actantes), relacionados al examen de los preceptos como simetría, tradución y caja-negra, propuesto en la TAR y identificados neste ensayo fotográfico.

 

Palabras-claves:  Fotoperiodismo. Teoría Actor-Red. Magnum in Motion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Carvalho, Professora associada do curso Comunicação em Mídias Digitais e mestrado em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: naddj@ig.com.br

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP-2002). Experiência em Comunicação Visual e Mídia Digital, atuando nos campos da semiótica, humor e poética; Movie-clip (charges animadas); HQtrônica (histórias em quadrinhos eletrônicas) e, mais recentemente, Minimídia celular (pequenas mídias móveis).

Lorena Travassos, Lorena TRAVASSOS Mestranda do Programa de Pós‐Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: lorenakrs@gmail.com

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, fotógrafa, tem pesquisa com ênfase nos novos processos fotográficos, filosofia e teoria da imagem.

 

Endereço: Rua Renato de Souza Maciel, 84, apt. 301. Edf. Waldemar Virgulino II, Bessa. João Pessoa – PB.

Downloads

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Carvalho, N., & Travassos, L. (2013). FOTOJORNALISMO NA MAGNUM IN MOTION: MIRADAS EM “THEATER OF WAR” PELO OLHAR DA TEORIA ATOR-REDE. Cadernos De Comunicação, 16(2). https://doi.org/10.5902/2316882X7195

Edição

Seção

Artigos