PARA ALÉM DA AVENIDA: O CARNAVAL DE CRUZ ALTA À LUZ DA FOLKCOMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X4605Resumo
O artigo tem como objetivo analisar o espaço dado ao carnaval, na mídia impressa, na cidade de Cruz Alta. Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo à luz da folkcomunicação. Conclui-se que o carnaval ainda é visto como um momento de festa e que há um desconhecimento social do evento, enquanto formador de uma identidade cultural comum àqueles que participam da comunidade, da escola de samba.
Resumen: El presente artículo tiene por objetivo analizar el espacio dado al carnaval, en los medios de comunicación impresos, en la ciudad de Cruz Alta. Para ello, se adoptó la metodología de estudio a la luz de la folk comunicación (comunicación popular). Se concluye que al carnaval todavía se lo ve como un momento de fiesta y que hay un desconocimiento social del evento, como formador de una identidad cultural común a aquellos que participan en la comunidad de la escuela de samba.
Palabras clave: Identidad cultural; medios de comunicación impresa; manifestación popular.
Abstract: The goal of this article is to analyse the space given to Carnival , in the press midia , in the city of Cruz Alta. For this it was adopted the methodology of studying this event under folkcommunication . It was concluded that carnival still is that special moment of party and that there is a social unknowing of the event regarding to a cultural identity, concerning to those who participate of the community, samba schools.
Keywords: Cultural identity; press midia; popular public demonstration.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.