O pássaro e as estrelas: para emancipar a imaginação sobre a justiça

Autores

  • Marília De Nardin Budó Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Ana Paula Frighetto Pereira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Isabel Foletto Curvello Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Leticia Blank Netto Direito FADISMA
  • Mateus Rech Graciano dos Santos Direito FADISMA
  • Mical Alexia Abrantes Moraes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Pablo Domingues de Mello Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Priscilla Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Rafaela Bogado Melchiors Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Thais Bonato Gomes PPGD - UFPEL
  • Yngrid Algarve Vizzotto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X35769

Resumo

Neste trabalho, buscamos enfrentar o tema da insuficiência do sistema de justiça criminal para lidar com tragédias como a da boate Kiss. Analisamos a limitação da categoria “crime”; a operacionalidade real do sistema penal; a invisibilização das vítimas. Destacamos a necessidade de a justiça que mira o futuro passar pela memória e pela verdade sobre o passado, através da centralidade do diálogo, a partir da escuta das necessidades das vítimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília De Nardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora no curso de Direito da UFSM. Doutora em direito pela UFPR. Estágio pós-doutoral em criminologia concluído pela Universidade de Barcelona. Mestre em direito pela UFSC. Graduada em direito e em jornalismo pela UFSM. Coordenadora do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM. Endereço Eletrônico: mariliadb@yahoo.com.br

Ana Paula Frighetto Pereira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Membra do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM.

Isabel Foletto Curvello, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Membra do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM.

Leticia Blank Netto, Direito FADISMA

Acadêmica do curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Mediadora e facilitadora no Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE). Membro do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Rio Grande do Sul.

Mateus Rech Graciano dos Santos, Direito FADISMA

Acadêmico do curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria. Membro do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM. Membro do Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC/FADISMA).

Mical Alexia Abrantes Moraes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Membra do Núcleo de Direito, Marxismo e Meio Ambiente (NUDMARX) e do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM.

Pablo Domingues de Mello, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmico de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM. Membro do Observatório Permanente de Discurso de Ódio do Núcleo de Direito Informacional da UFSM (NUDI - UFSM). Membro do Clube de Direito Internacional da UFSM.

Priscilla Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Membra do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM.

Rafaela Bogado Melchiors, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Direito da Universidade Franciscana e bolsista PIBIC/CNPq. Membra do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM.

Thais Bonato Gomes, PPGD - UFPEL

Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS, graduada em Direito pela mesma instituição. Advogada. Aprovada na seleção de mestrado em direito da Universidade Federal de Pelotas. Membra do grupo de pesquisa, ensino e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM.

Yngrid Algarve Vizzotto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Membra do grupo de ensino, pesquisa e extensão Poder, Controle e Dano Social da UFSM.

Downloads

Publicado

2019-01-29

Como Citar

Budó, M. D. N., Pereira, A. P. F., Curvello, I. F., Netto, L. B., Santos, M. R. G. dos, Moraes, M. A. A., Mello, P. D. de, Silva, P., Melchiors, R. B., Gomes, T. B., & Vizzotto, Y. A. (2019). O pássaro e as estrelas: para emancipar a imaginação sobre a justiça. Cadernos De Comunicação, 1(1). https://doi.org/10.5902/2316882X35769

Edição

Seção

Dossiê Temático: Kiss