NOVO CLASSE A: A CRISE DE IMAGEM NO VÍDEO PUBLICITÁRIO DA MERCEDES-BENZ

Autores

  • Jorge Francisco Galarreta Universidade Federal de Santa Maria
  • Ada Cristina da Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Isabel Padilha Guimarães Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X9029

Resumo

Este artigo analisa o vídeo publicitário do carro Novo Classe A, da Mercedes-Benz e a polêmica gerada em função da inserção do funk “Passinho do Volante” na sua trilha sonora. Busca-se compreender o choque entre os imaginários da Mercedes-Benz e do Funk gerado na construção deste vídeo, a partir de uma análise comparativa entre dois vídeos produzidos em 2013, dos dois carros mais acessíveis da marca, o Novo Classe A e o CLA.

Palavras-Chave: Crise de imagem; Funk; Imaginário; Identidade; Vídeo publicitário


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Biografia do Autor

Jorge Francisco Galarreta, Universidade Federal de Santa Maria

Jorge Francisco Puente Arnao Galarreta, Autor do trabalho, Bacharel do Curso de Comunicação Social – Hab. Relações Públicas, da UFSM, Mestrando em Comunicação Midiática, Linha Mídias e Identidades Contemporâneas. Bolsista CAPES. Endereço: Rua Marechal Deodoro 66, Itararé, Santa Maria, RS. Email: francisco.pag@hotmail.com

Ada Cristina da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Dra. em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona, professora associada III do Departamento de Ciências da Comunicação e nos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Extensão rural da UFSM.

Isabel Padilha Guimarães, Universidade Federal de Santa Maria

Dra. em Comunicação Social, bolsista de Estágio pós doutoral DOCFIX – Capes – Fapergs, no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM.

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Publicado

2013-10-22

Como Citar

Galarreta, J. F., Silveira, A. C. da, & Guimarães, I. P. (2013). NOVO CLASSE A: A CRISE DE IMAGEM NO VÍDEO PUBLICITÁRIO DA MERCEDES-BENZ. Cadernos De Comunicação, 17(1). https://doi.org/10.5902/2316882X9029

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisa em Publicidade