Os discursos de legitimação do Jornalismo Guiado por Dados

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X67305

Parole chiave:

Jornalismo Guiado por Dados, estratégias discursivas, hermenêutica de profundidade

Abstract

Este trabalho analisa os discursos que buscam definir e legitimar o Jornalismo Guiado por Dados. Com base na Hermenêutica de Profundidade, foram analisados 16 textos institucionais publicados por veículos e projetos de JGD de diferentes países. Além disso, foram entrevistados oito profissionais. A análise revelou os três discursos mais recorrentes nesse movimento: discurso de autoridade, discurso ciberativista, e os discursos calcados nos valores clássicos do jornalismo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Bruna Mastrella

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Jornalista na TV Alego (Assembleia Legislativa de Goiás).
E-mail: brunamastrella@gmail.com

Riferimenti bibliografici

APPELGREN, Ester; NYGREN, Gunnar. Data Journalism in Sweden. Digital Journalism, [s.l.], v. 2, n. 3, p.394-405, 19 fev. 2014. Informa UK Limited. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/21670811.2014.884344. Acesso em 18 out.2018.

CHARRON, Jean; BONVILLE, Jean de. Natureza e Transformação do Jornalismo. Brasília: FAC Livros; Florianópolis: Insular, 2016.

CODDINGTON, Mark. Clarifying Journalism’s Quantitative Turn. Digital Journalism, [s.l.], v. 3, n. 3, p.331-348, 7 nov. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/21670811.2014.976400.

DEUZE, Mark. What is journalism? Journalism: Theory, Practice & Criticism, [s.l.], v. 6, n. 4, p.442-464, nov. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1464884905056815.

DIAKOPOULOS, Nicholas. Cultivating the landscape of innovation in computational journalism. City University of New York, abr. 2012. Disponível em: http://cdn.journalism.cuny.edu/blogs.dir/418/files/2012/04/diakopoulos_whitepaper_systematicinnovation.pdf.

ECHT, Iván. El caso de Chequeado en la Argentina. In: ZOMMER, Laura (Ed.). El boom del fact checking en América Latina: aprendizajes y desafíos del caso de Chequeado. Argentina: Chequeado, 2014. p. 6 – 10. Disponível em http://www.kas.de/wf/doc/14235-1442-4-30.pdf. Acesso em 24 set.2018.

FELLE, Tom. Digital watchdogs? Data reporting and the news media’s traditional ‘fourth estate’ function. Journalism: Theory, Practice & Criticism, [s.l.], v. 17, n. 1, p.85-96, 13 jul. 2015. SAGE Publications. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1464884915593246.

GOMES, Wilson; AMORIM, Paula; ALMADA, Maria Paula. 2018. Novos desafios para a ideia de transparência pública. E-Compós, 21(2). Disponível em: 10.30962/ec.1446

GUERRA, Josenildo. Transparência editorial: a credibilidade jornalística à luz dos sistemas de gestão da qualidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. v. 11, n. 20, p.184-193, 2014. v. 11, n. 20. Disponível em https://www.alaic.org/revista/index.php/alaic/issue/view/22/showToc.

GYNNILD, Astrid. Journalism innovation leads to innovation journalism: The impact of computational exploration on changing mindsets. Journalism: Theory, Practice & Criticism, [s.l.], v. 15, n. 6, p.713-730, 22 maio 2013. Disponível em http://dx.doi.org/10.1177/1464884913486393.

HOWARD, Alexander. The art and science of data-driven journalism: when journalists combine new technology and narrative skills, they can deliver context, clarity and a better understanding of the world around us. TOW Center For Digital Journalism. 30 maio 2014. Disponível em: http://towcenter.org/wp-content/uploads/2014/05/Tow-Center-Data-Driven-Journalism.pdf.

KARLSSON, Michael. RITUALS OF TRANSPARENCY. Journalism Studies, [s.l.], v. 11, n. 4, p.535-545, ago. 2010. Informa UK Limited. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/14616701003638400.

LE CAM, Florence; PEREIRA, Fábio Henrique; RUELLAN, Denis. 2015. Mudanças e permanências no jornalismo In Mudanças e permanências do jornalismo, (org) Dione Moura, Fábio Henrique Pereira and Zélia Leal Adghirni, 11-23. Florianópolis: Insular.

_____ Code, Collaboration, And The Future Of Journalism. Digital Journalism, [s.l.], v. 2, n. 3, p.383-393, 16 abr. 2014. Informa UK Limited. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/21670811.2014.895504.

LIAKOPOULOS, Miltos. Análise Argumentativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. 13a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LOOSEN, W., REIMER, J., e SILVA-SCHMIDT, F. D. (2017). Data-driven reporting: An on-going (r)evolution? An analysis of projects nominated for the Data Journalism Awards 2013–2016. Journalism. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1464884917735691

PARASIE, Sylvain; DAGIRAL, Eric. Data-driven journalism and the public good: “Computer-assisted-reporters” and “programmer-journalists” in Chicago. New Media & Society, [s.l.], v. 15, n. 6, p.853-871, 18 nov. 2012. SAGE Publications. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1461444812463345.

ROGERS, Simon. Facts are sacred. 1a ed. Guardian Faber Publishing, 2013.

ROYAL, Cindy. The Journalist as Programmer: A Case Study of The New York Times Interactive News Technology Department. The official research of the International symposium on online journalism (ISOJ). Disponível em https://tech.cindyroyal.net/the-programmer-as-journalist-2/

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9a ed, Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TRÄSEL, Marcelo. Jornalismo guiado por dados: aproximações entre a identidade jornalística e a cultura hacker. Estudos em Jornalismo e Mídia, [s.l.], v. 11, n. 1, p.291-304, 2014. Disponível em http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p291.

_____ Jornalismo Guiado por Dados: características definidoras e uma proposta de formulação do conceito. In: 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2017, São Paulo. Anais eletrônicos. Disponível em: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2017/paper/viewFile/794/464.

TUCHMAN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teoria e estórias. Lisboa: Vega, 1993.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-09-07

Come citare

Mastrella, B. (2022). Os discursos de legitimação do Jornalismo Guiado por Dados. Cadernos De Comunicação, 26(2). https://doi.org/10.5902/2316882X67305

Fascicolo

Sezione

Comunicação de Resultados de Pesquisa