Os discursos de legitimação do Jornalismo Guiado por Dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X67305

Palavras-chave:

Jornalismo Guiado por Dados, estratégias discursivas, hermenêutica de profundidade

Resumo

Este trabalho analisa os discursos que buscam definir e legitimar o Jornalismo Guiado por Dados. Com base na Hermenêutica de Profundidade, foram analisados 16 textos institucionais publicados por veículos e projetos de JGD de diferentes países. Além disso, foram entrevistados oito profissionais. A análise revelou os três discursos mais recorrentes nesse movimento: discurso de autoridade, discurso ciberativista, e os discursos calcados nos valores clássicos do jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Mastrella

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Jornalista na TV Alego (Assembleia Legislativa de Goiás).
E-mail: brunamastrella@gmail.com

Referências

APPELGREN, Ester; NYGREN, Gunnar. Data Journalism in Sweden. Digital Journalism, [s.l.], v. 2, n. 3, p.394-405, 19 fev. 2014. Informa UK Limited. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/21670811.2014.884344. Acesso em 18 out.2018.

CHARRON, Jean; BONVILLE, Jean de. Natureza e Transformação do Jornalismo. Brasília: FAC Livros; Florianópolis: Insular, 2016.

CODDINGTON, Mark. Clarifying Journalism’s Quantitative Turn. Digital Journalism, [s.l.], v. 3, n. 3, p.331-348, 7 nov. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/21670811.2014.976400.

DEUZE, Mark. What is journalism? Journalism: Theory, Practice & Criticism, [s.l.], v. 6, n. 4, p.442-464, nov. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1464884905056815.

DIAKOPOULOS, Nicholas. Cultivating the landscape of innovation in computational journalism. City University of New York, abr. 2012. Disponível em: http://cdn.journalism.cuny.edu/blogs.dir/418/files/2012/04/diakopoulos_whitepaper_systematicinnovation.pdf.

ECHT, Iván. El caso de Chequeado en la Argentina. In: ZOMMER, Laura (Ed.). El boom del fact checking en América Latina: aprendizajes y desafíos del caso de Chequeado. Argentina: Chequeado, 2014. p. 6 – 10. Disponível em http://www.kas.de/wf/doc/14235-1442-4-30.pdf. Acesso em 24 set.2018.

FELLE, Tom. Digital watchdogs? Data reporting and the news media’s traditional ‘fourth estate’ function. Journalism: Theory, Practice & Criticism, [s.l.], v. 17, n. 1, p.85-96, 13 jul. 2015. SAGE Publications. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1464884915593246.

GOMES, Wilson; AMORIM, Paula; ALMADA, Maria Paula. 2018. Novos desafios para a ideia de transparência pública. E-Compós, 21(2). Disponível em: 10.30962/ec.1446

GUERRA, Josenildo. Transparência editorial: a credibilidade jornalística à luz dos sistemas de gestão da qualidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. v. 11, n. 20, p.184-193, 2014. v. 11, n. 20. Disponível em https://www.alaic.org/revista/index.php/alaic/issue/view/22/showToc.

GYNNILD, Astrid. Journalism innovation leads to innovation journalism: The impact of computational exploration on changing mindsets. Journalism: Theory, Practice & Criticism, [s.l.], v. 15, n. 6, p.713-730, 22 maio 2013. Disponível em http://dx.doi.org/10.1177/1464884913486393.

HOWARD, Alexander. The art and science of data-driven journalism: when journalists combine new technology and narrative skills, they can deliver context, clarity and a better understanding of the world around us. TOW Center For Digital Journalism. 30 maio 2014. Disponível em: http://towcenter.org/wp-content/uploads/2014/05/Tow-Center-Data-Driven-Journalism.pdf.

KARLSSON, Michael. RITUALS OF TRANSPARENCY. Journalism Studies, [s.l.], v. 11, n. 4, p.535-545, ago. 2010. Informa UK Limited. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/14616701003638400.

LE CAM, Florence; PEREIRA, Fábio Henrique; RUELLAN, Denis. 2015. Mudanças e permanências no jornalismo In Mudanças e permanências do jornalismo, (org) Dione Moura, Fábio Henrique Pereira and Zélia Leal Adghirni, 11-23. Florianópolis: Insular.

_____ Code, Collaboration, And The Future Of Journalism. Digital Journalism, [s.l.], v. 2, n. 3, p.383-393, 16 abr. 2014. Informa UK Limited. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/21670811.2014.895504.

LIAKOPOULOS, Miltos. Análise Argumentativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. 13a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LOOSEN, W., REIMER, J., e SILVA-SCHMIDT, F. D. (2017). Data-driven reporting: An on-going (r)evolution? An analysis of projects nominated for the Data Journalism Awards 2013–2016. Journalism. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1464884917735691

PARASIE, Sylvain; DAGIRAL, Eric. Data-driven journalism and the public good: “Computer-assisted-reporters” and “programmer-journalists” in Chicago. New Media & Society, [s.l.], v. 15, n. 6, p.853-871, 18 nov. 2012. SAGE Publications. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1461444812463345.

ROGERS, Simon. Facts are sacred. 1a ed. Guardian Faber Publishing, 2013.

ROYAL, Cindy. The Journalist as Programmer: A Case Study of The New York Times Interactive News Technology Department. The official research of the International symposium on online journalism (ISOJ). Disponível em https://tech.cindyroyal.net/the-programmer-as-journalist-2/

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9a ed, Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TRÄSEL, Marcelo. Jornalismo guiado por dados: aproximações entre a identidade jornalística e a cultura hacker. Estudos em Jornalismo e Mídia, [s.l.], v. 11, n. 1, p.291-304, 2014. Disponível em http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p291.

_____ Jornalismo Guiado por Dados: características definidoras e uma proposta de formulação do conceito. In: 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2017, São Paulo. Anais eletrônicos. Disponível em: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2017/paper/viewFile/794/464.

TUCHMAN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teoria e estórias. Lisboa: Vega, 1993.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Como Citar

Mastrella, B. (2022). Os discursos de legitimação do Jornalismo Guiado por Dados. Cadernos De Comunicação, 26(2). https://doi.org/10.5902/2316882X67305

Edição

Seção

Comunicação de Resultados de Pesquisa