Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo

Autores

  • Gorete Marques Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) (Gorete Marques)
  • Rosa Sobreira Instituto Politécnico de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X22921

Resumo

Este trabalho está centrado no conceito de marca, de um modo geral, e no de place brand, em particular. Pretende-se, com este artigo, compreender de que modo a administração usa um conceito nascido em contexto empresarial para construir e posicionar uma marca municipal, local ou regional, e quais as implicações desta opção, na acção comunicativa, de natureza pública, dessa administração local. Para tal, analisaremos o caso especifico do município da cidade de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.

Palavras-chave: marca; posicionamento; comunicação pública

 

Construction and communication of a territorial brand: the case of Viana do Castelo city

Abstract: This paper focuses on the concept of brand, place brand specifically. The intention with this article is to understand how a local administration uses a born concept in business environment, as brand, to build and positioning a local brand and what are the implications of this option in the communicative action of  this administration. To this end, we analyse the specific case of the city of Viana do Castelo, in north of Portugal.

Keywords: brand; positioning; public communication

 

La construcción y la comunicación de la marca territorial: el caso del ayuntamiento de Viana do Castelo

Resumen: Este trabajo tiene como enfoque el concepto de marca en general y no de place brand en particular. El objetivo es entender cómo el poder municipal, através de un ayuntamiento, utiliza un concepto nacido en contexto empresarial para construir y posicionar una marca local y cuáles son las implicaciones de esta opción, en la acción comunicativa, de carácter público, de este ayuntamiento. Con esta finalidad, se analizará el caso específico de la ciudad de Viana do Castelo, Norte de Portugal.

Palabras-clave: marca; posicionamento; e comunicacion pública

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gorete Marques, Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) (Gorete Marques)

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português-Francês), pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Estudos Franceses pela Universidade de Aveiro e Doutora em Linguística (Especialização Linguística Aplicada), pela Universidade de Lisboa. É investigadora no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada CELGA/ILTEC e Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Leiria, nas áreas de Gestão da Comunicação, Metodologia e Francês Língua Estrangeira.

Rosa Sobreira, Instituto Politécnico de Coimbra

Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Coimbra, nas áreas de Comunicação Estratégica, Comunicação de Marketing e Assessoria de Imprensa. É doutorada em Comunicação Estratégica pela Universidade Nova de Lisboas e investigadora do CEIS_20 da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2016-11-02

Como Citar

Marques, G., & Sobreira, R. (2016). Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo. Cadernos De Comunicação, 20(3). https://doi.org/10.5902/2316882X22921

Edição

Seção

Dossiê temático: Comunicação, Cultura e Turismo