Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X22921Abstract
Este trabalho está centrado no conceito de marca, de um modo geral, e no de place brand, em particular. Pretende-se, com este artigo, compreender de que modo a administração usa um conceito nascido em contexto empresarial para construir e posicionar uma marca municipal, local ou regional, e quais as implicações desta opção, na acção comunicativa, de natureza pública, dessa administração local. Para tal, analisaremos o caso especifico do município da cidade de Viana do Castelo, no Norte de Portugal.
Palavras-chave: marca; posicionamento; comunicação pública
Construction and communication of a territorial brand: the case of Viana do Castelo city
Abstract: This paper focuses on the concept of brand, place brand specifically. The intention with this article is to understand how a local administration uses a born concept in business environment, as brand, to build and positioning a local brand and what are the implications of this option in the communicative action of this administration. To this end, we analyse the specific case of the city of Viana do Castelo, in north of Portugal.Keywords: brand; positioning; public communication
La construcción y la comunicación de la marca territorial: el caso del ayuntamiento de Viana do Castelo
Resumen: Este trabajo tiene como enfoque el concepto de marca en general y no de place brand en particular. El objetivo es entender cómo el poder municipal, através de un ayuntamiento, utiliza un concepto nacido en contexto empresarial para construir y posicionar una marca local y cuáles son las implicaciones de esta opción, en la acción comunicativa, de carácter público, de este ayuntamiento. Con esta finalidad, se analizará el caso específico de la ciudad de Viana do Castelo, Norte de Portugal.Palabras-clave: marca; posicionamento; e comunicacion pública
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.