SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: POPULARIZAÇÃO, ESTRATÉGIA E PODER

Autori

  • Cecilia C. B. Cavalcanti ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X13014

Abstract

Sociedade do conhecimento: popularização, estratégia e poder.

Resumo: Este estudo consiste numa reflexão sobre as manifestações de divulgação científica, com objetivo de analisar a tradução do conhecimento e sua multiplicidade de linguagens e representações. Observou-se que o conhecimento configura-se como força produtiva e agente principal na organização do poder e, aliados com os canais midiáticos, constituem-se fontes privilegiadas na construção da percepção do mundo.

Palavras-chave: sociedade da informação; divulgação científica; cognição; conhecimento.

 


Sociedad del conocimiento: popularización, estrategia y poder

Resumen: Este estudio es una reflexión sobre las manifestaciones de la comunicación de la ciencia, con el fin de examinar la traducción del conocimiento y su multiplicidad de lenguajes y representaciones. Se observó que el conocimiento aparece como una fuerza productiva y el agente principal en la organización del poder y con los medios de comunicación, constituyese canales privilegiados para la construcción de la percepción del mundo.

Palabras-claves: sociedad de la información; vulgarización de la ciencia; cognición; conocimiento

 


Society of knowledge: popularization, strategy and power

Abstract: This study is a reflection about the manifestations of science communication, with the aim to examine the translation of knowledge and its multiplicity of languages ​​and representations. It was note that knowledge appears as a productive force and principal agent in the organization of power and allied with the media channels, constitute privileged the construction of perception of the world sources.

Key words: information society, popularization of science, cognition, knowledge.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Cecilia C. B. Cavalcanti, ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Comunicação e Cultura – ECO/UFRJ. Pós-doutoranda (Bolsista PAPD/FAPERJ) – Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – ECO/UFRJ – Brasil. Mestre em Educação. Gestão e Difusão em Biociências – IBqM /UFRJ

##submission.downloads##

Pubblicato

2014-10-17

Come citare

Cavalcanti, C. C. B. (2014). SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: POPULARIZAÇÃO, ESTRATÉGIA E PODER. Cadernos De Comunicação, 18(1). https://doi.org/10.5902/2316882X13014

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático: Divulgação Científica