SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: POPULARIZAÇÃO, ESTRATÉGIA E PODER
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X13014Abstract
Sociedade do conhecimento: popularização, estratégia e poder.
Resumo: Este estudo consiste numa reflexão sobre as manifestações de divulgação científica, com objetivo de analisar a tradução do conhecimento e sua multiplicidade de linguagens e representações. Observou-se que o conhecimento configura-se como força produtiva e agente principal na organização do poder e, aliados com os canais midiáticos, constituem-se fontes privilegiadas na construção da percepção do mundo.
Palavras-chave: sociedade da informação; divulgação científica; cognição; conhecimento.
Sociedad del conocimiento: popularización, estrategia y poder
Resumen: Este estudio es una reflexión sobre las manifestaciones de la comunicación de la ciencia, con el fin de examinar la traducción del conocimiento y su multiplicidad de lenguajes y representaciones. Se observó que el conocimiento aparece como una fuerza productiva y el agente principal en la organización del poder y con los medios de comunicación, constituyese canales privilegiados para la construcción de la percepción del mundo.
Palabras-claves: sociedad de la información; vulgarización de la ciencia; cognición; conocimiento
Society of knowledge: popularization, strategy and power
Abstract: This study is a reflection about the manifestations of science communication, with the aim to examine the translation of knowledge and its multiplicity of languages and representations. It was note that knowledge appears as a productive force and principal agent in the organization of power and allied with the media channels, constitute privileged the construction of perception of the world sources.
Key words: information society, popularization of science, cognition, knowledge.
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