Multimodalidade e Gênero Social na Publicidade: Representações de diversidade em anúncios

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2316882X36722

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar a multimodalidade em anúncios publicitários, com foco nas construções identitárias. Para tanto, foram escolhidas três peças publicitárias dos anunciantes Benetton, Airbnb e Skol, por sua aparente diversidade de representações humanas. A análise multimodal dos textos foi feita a partir da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana - UFN

Professora Adjunto na Universidade Franciscana (UFN), nos cursos de Publicidade e Propaganda e Jogos Digitais; Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM).

Liane dos Santos Vellozo, Universidade Franciscana - UFN

Acadêmica do sétimo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana e atua como pesquisadora de iniciação científica, bolsista PROBIC/UFN, atua em projeto de pesquisa vinculado a este trabalho.

Références

BOURDIEU, P. A dominação masculina. 4ª ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CALDAS-COULTHARD, C. R.; van LEEUWEN, T. Discurso crítico e gênero no mundo infantil: brinquedos e a representação de atores sociais. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 11-33, 2004.

COLLING, A. A construção da história do feminino e do masculino. In: STREY, M. N.; CABEDA, S. T. L.; PREHN, D. R. (orgs.) Gênero e cultura: questões contemporâneas. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2004.

ESCALATE Digital Marketing. Best social media campaigns 2017. Disponível em: https://escalate.ie/best-social-media-campaigns-of-2017/. Acesso em: 20 set. 2018.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

GHILARDI-LUCENA, M. I. As representações do feminino na publicidade. In: GHILARDI-LUCENA, M. I. (Org.). Representações do feminino. São Paulo: Átomo, 2003. p. 159-178.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A,

Halliday, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985.

KNOLL, G. F. Relações dialógicas entre gênero social, discurso e mídia na análise da publicidade. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 22, n. 45, p. 81-96, 2018.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Imagens: the grammar of visual design. 2.

ed. London: Routledge, 2006.

O SUL. Skol comemora fim do verão sem estereótipos com um brinde ao respeito. Disponível em: http://www.osul.com.br/skol-comemora-fim-verao-sem-estereotipos-com-um-brinde-ao-respeito-2/. Acesso em: 20 set. 2018.

SCOTT, J. 1995. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e

Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 20, p. 73-99, jul/dez. 1995.

SBD. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Vitiligo. 2018. Disponível em: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/vitiligo/21/. Acesso em: 13/12/2018.

TREVISOTODAY. "Nudi come", la nuova campagna Benetton firmata da Oliviero Toscani. Disponível em: http://www.trevisotoday.it/blog/benetton-toscani-nudi-campagna-2-agosto-2018.html. Acesso em: 20 set. 2018.

VESTERGAARD, T.; SCHRØDER, K. A linguagem da propaganda. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

UOL. Anúncio da Skol gera polêmica. 02/11/2015. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/02/11/anuncio-da-skol-para-o-carnaval-gera-polemica-peca-incentivaria-assedio.htm. Acesso em: 20 set. 2018.

WODAK, R. Do que trata a ACD – um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 223-243, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-17

Comment citer

Knoll, G. F., & Vellozo, L. dos S. (2019). Multimodalidade e Gênero Social na Publicidade: Representações de diversidade em anúncios. Cadernos De Comunicação, 23(1). https://doi.org/10.5902/2316882X36722

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Gêneros e Interseccionalidades