Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva

Autores

  • Briane Schmitt Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo
  • Iverton Gessé Ribeiro Gonçalves Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X25011

Resumo

Este estudo propõe-se a compreender e analisar textos multimodais que permeiam as interações comunicativas em sociedade, focando especialmente na maneira como a instituição escolar os maneja e os apresenta aos alunos. O principal objetivo da pesquisa é entender de que maneira o processo de compreensão textual multimodal é realizado pelos estudantes, para que desse estudo possamos pensar formas mais eficazes de trabalhar a multimodalidade.

Palavras-chave: Gêneros do Discurso; Multimodalidade; Compreensão leitora; Letramento

Practicas de letramento y comprensión lectora en la escuela: la multimodalidad en perspectiva

Resumen: Esto estudio tiene como objetivo comprender y analizar textos multimodales que involucran las interacciones comunicativas en la sociedad, centrándose sobre todo en cómo la escuela los administra y presenta a los estudiantes. El objetivo principal de la investigación es entender cómo los estudiantes realizan el proceso de comprensión de textos multimodales, por lo que este estudio puede proponer formas más eficientes de trabajar multimodalidad en clase.

Palabras clave: Géneros de Discurso; Multimodalidad; Comprensión lectora; Letramento.

Practices of literacy and understanding reader at school: the multimodality in perspective

Abstract: This research wants to understand and analyze the multimodal texts that permeate the communicative interactions in society, focusing especially on how the educational institution manages and introduces it to the students. The main objective of the research is to understand how the multimodal text comprehension process is accomplished by the students, so this study can enable us to create more effective ways of working multimodality. 

Key-words: discourses genres, multimodality, reader comprehension, literacy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Briane Schmitt, Universidade de Passo Fundo

Graduanda do oitavo nível de letras da Universidade de Passo Fundo – RS; e bolsista (CNPQ) do projeto de pesquisa intitulado Estudos enunciativos na atividade de trabalho: cenografia e ethos em discursos socioprofissionais, coordenado pelo Prof. Dr. Ernani Cesar Freitas. E-mail para contato: brianeletras@gmail.com

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras (PUCRS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). Professor permanente do PPGL/UPF - RS. E-mail para contato: ecesar@upf.br

Iverton Gessé Ribeiro Gonçalves, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Letras e bolsista institucional no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - RS. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (2011) e mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2015). E-mail para contato: hywertthom@hotmail.com

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Schmitt, B., Freitas, E. C. de, & Gonçalves, I. G. R. (2017). Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva. Cadernos De Comunicação, 21(3). https://doi.org/10.5902/2316882X25011

Edição

Seção

Artigos