NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS

Autores

  • Marcela Costa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X10897

Resumo

Resumo: O trabalho reflete sobre as narrativas transmidiáticas como estratégiaspublicitárias. Para tal, realizamos um levantamento bibliográfico visandoentender que é uma narrativa, sua estrutura e definir o que são as narrativas transmidáticas. Por fim, analisamos a campanha The Happiness Factory paracompreender se, de fato, as narrativas transmidiáticas têm sido empregadaspela publicidade e como isso ocorre.

Palavras-chave: publicidade; narrativa; narrativa transmidiática.

Narrativas transmedia como estrategias publicitarias

Resumen: La obra reflexiona sobre las narrativas transmedia y estrategias publicitarias. Para ello, se realizó una revisión de la literatura para entender que se trata uma narrativa, su estructura y definir las narrativas transmedia. Por último, se analiza la campaña La Fábrica de la Felicidad de entender si, de hecho, las narrativas transmedia han sido empleados por la publicidad y la forma en que se produce.

Palabras clave: publicidad; narrativa; narrativas transmedia.

Transmedia storytelling as advertising strategies

Abstract: The paper reflects on the transmedia narratives and advertising strategies. For this, we conducted a literature review in order to understand what it is a narrative, its structure and define transmedia storytelling. Finally, we analyze the ad campaign The Happiness Factory to understand if, in fact, transmedia storytelling have been employed by advertising and how it occurs. Keywords: advertising; storytelling; transmedia storytelling

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Biografia do Autor

Marcela Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pernambuco. Professora dos cursos de graduação (Marketing e de Publicidade e Propaganda) e de pós-graduação (Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e Marketing Digital e Comunicação Corporativa). Consultora em comunicação. Estuda temas como: transmedia, transmedia storytelling, novela, audiência, novos consumidores, mídias digitais e branded content.

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Publicado

2013-10-22

Como Citar

Costa, M. (2013). NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS. Cadernos De Comunicação, 17(1). https://doi.org/10.5902/2316882X10897

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisa em Publicidade