MÍDIA, SUBJETIVAÇÃO E CONSUMO DE NOTÍCIAS EM SITES DE REDES SOCIAIS

Autores

  • Gabriela da Silva Zago Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X8560

Resumo

O trabalho promove uma discussão acerca do consumidor contemporâneo de notícias, a partir das relações que se estabelecem entre o sujeito e a mídia no contemporâneo. Toma-se como ponto de partida o processo de subjetivação, buscando relacionar com autores contemporâneos que discutem o papel da mídia na subjetivação. O consumo de notícias é discutido em especial a partir das particularidades de um canal específico: os sites de redes sociais.

Palavras-chave: subjetivação; mídia; consumo; notícia; sites de redes sociais.

 

Resumen

El trabajo promueve una discusión sobre el consumidor contemporáneo de noticias, a partir de las relaciones que se establecen entre el sujeto y los medios de comunicación en la contemporaneidad. El proceso de subjetivación es tomado como punto de partida, tratando de relacionar a los autores contemporáneos que discuten el papel de los medios en la subjetividad. El consumo de noticias es tratado, en especial, a partir de las particularidades de un canal específico: los sitios de redes sociales.

 

Palabras clave: subjetividad; medios de comunicación; consumo; noticia; sitios de redes sociales.

 

Abstract

The paper promotes a discussion on the contemporary news consumer, from the relationships that can be established between the subject and the media in the present-day. We take as a starting point the subjectivity process, aiming to relate to contemporary authors that discuss the role of media in subjectivity. News consumption is discussed especially from the particularities of a specific channel: social network sites.

 

Keywords: subjectivity; media; consumption; news; social network sites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Zago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Professora do curso de Design Digital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2013-10-22

Como Citar

Zago, G. da S. (2013). MÍDIA, SUBJETIVAÇÃO E CONSUMO DE NOTÍCIAS EM SITES DE REDES SOCIAIS. Cadernos De Comunicação, 17(1). https://doi.org/10.5902/2316882X8560

Edição

Seção

Artigos