Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural

Autores/as

  • Elisa Lubeck Universidade Federal do Pampa
  • Maria Cristina Pansera-de-Araujo UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X22462

Resumen

O presente artigo tem por objetivo compreender os processos de formação e profissionalização no campo da cultura, em especial sobre as relações e interações com o cenário social contemporâneo na organização e implantação de currículos de graduação em produção cultural. Visto que, os currículos dos cursos são (de)marcados pela constante interação com o cenário social, em que emerge uma nova perspectiva da cultura, interligada com os processos de desenvolvimento econômico, político e social. Dessa forma, delimitou-se o contexto de atuação dos profissionais de produção cultural, observando o que é essencial na formação a fim de estabelecer um perfil adequado para atuação no sistema de organização da cultura - um perfil que valorize e desenvolva a autonomia dos sujeitos. Sendo assim, observou-se que os profissionais devem ter um perfil multidisciplinar, capaz de trabalhar com a incerteza, reposicionando-se no debate sobre a cultura, a alteridade, a identidade, a cidadania, a diversidade e a interculturalidade. 

 

Plan de estudios de educación superior: requisitos para la formación en producción cultural

 

Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender los procesos de formación y profesionalidad en el campo de la cultura, en particular sobre las relaciones e interacciones con el escenario social contemporáneo en la organización y ejecución de los planes de estudio universitarios en producción cultural. Puesto que los planes de estudio están marcados por la constante interacción con el escenario social en que surge una nueva perspectiva de la cultura, relacionada con los procesos de desarrollo económico, político y social. Así, delimitado por el contexto del desempeño de la producción cultural, viendo lo que es esencial en la formación con el fin de establecer un perfil adecuado para el funcionamiento del sistema de organización de la cultura, que desarrolla la autonomía del sujeto. Así, se observó que los profesionales deben tener un perfil multidisciplinario, capaz de trabajar con incertidumbre, reposicionándose en el debate sobre cultura, alteridad, identidad, ciudadanía, diversidad e interculturalidad.

Palabras Clave: Cultura; Educación; Formación académica y profesional; Producción cultural.

 

 

Curriculum in higher education: requirements for training in cultural production

 

Abstract: The following article aims to understand the processes of formation and professionalization in the field of culture, particularly, concerning relations and interactions with the contemporary social scenario in the organization and implementation of undergraduate syllabus in cultural production. Since the syllabus of the majoring is marked by constant interaction with the social setting in which a new perspective of culture emerges, interconnected with the processes of economic, political and social development, I have delimited the context of cultural production professionals, taking into account what is essential in the formation process in order to establish an appropriate profile for operations in the organizational system of culture, a profile that values and develops the autonomy of the subject. Professionals should have a multidisciplinary profile, capable of working with uncertainty, repositioning in the debate about culture, otherness, identity, citizenship, diversity, and interculturalism.

 

Keywords:  Academic-professional formation; Culture; Cultural production; Education.

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Biografía del autor/a

Elisa Lubeck, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela UFSM (2001), graduação em Sistemas de Informação pela UNIFRA (1998), mestrado em Extensão Rural pela UFSM (2004) e doutorado em Educação pela UNIJUÍ (2016). Atualmente é professora Adjunta do Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Borja-RS.

Maria Cristina Pansera-de-Araujo, UNIJUÍ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências da Vida e no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. 

Publicado

2016-08-17

Cómo citar

Lubeck, E., & Pansera-de-Araujo, M. C. (2016). Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural. Cadernos De Comunicação, 20(2). https://doi.org/10.5902/2316882X22462

Número

Sección

Artigos