ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO FACEBOOK DO MOVIMENTO #YOSOY132 PÓS-ELEIÇÃO PRESIDENCIAL MEXICANA DE 2012

Authors

  • Gabriel Alexandre Bozza Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Panke Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X9030

Abstract

Esse artigo debate o ciberativismo no movimento estudantil #YoSoy132, criado durante a eleição presidencial mexicana de 2012. Assim, analisaremos 142 postagens realizadas no Facebook oficial, entre 03 de julho e 03 de dezembro de 2012 para conferir estratégias argumentativas empregadas na Teoria da Argumentação (PERELMAN, OLBRECHTS-TYTECA, 1996).

CIBERACTIVISMO Y ESTRATEGIAS ARGUMENTATIVAS EN FACEBOOK DE MOVIMIENTO ESTUDIANTIL #YOSOY132 DESPUES DE CAMPAÑA PRESIDENCIAL MEXICANA DE 2012

 

Resumen: Este artículo aborda el ciberactivismo en el movimiento estudiantil #YoSoy132, creado durante la elección presidencial mexicana de 2012. Por lo tanto, se analizan 142 posts escritos en Facebook oficial, entre el 03 de julio y 3 de diciembre de 2012 al dar estrategias argumentativas empleadas en la Teoría de la Argumentación (PERELMAN, OLBRECHTS-TYTECA, 1996).

Palabras clave: Comunicación Politica; Ciberactivismo; #YoSoy132; México; Facebook.

 

CYBERACTIVISM AND ARGUMENTATIVE STRATEGIES IN FACEBOOK STUDENT FACEBOOK STUDENT MOVEMENT #YOSOY132 AFTER MEXICAN PRESIDENTIAL ELECTION CAMPAIGN 2012

 

Abstract: This article discusses the cyber-activism in the student movement #YoSoy132, created during the mexican presidential election in 2012. Thus, we analyze 142 posts made on Facebook official, between july 3 and december 3, 2012 to give argumentative strategies employed in Argumentation Theory (PERELMAN, OLBRECHTS-TYTECA, 1996).

Keywords: Political communication; cyber-activism; #YoSoy132; México; Facebook.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Alexandre Bozza, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação da Profª Dr.ª Luciana Panke. Pesquisador dos grupos de pesquisa “Comunicação Eleitoral”, “Comunicação e Mobilização Política” e “Teoria Social e Clássicos” da UFPR. Associado da Sociedade Brasileira de Profissionais e Pesquisadores de Marketing Político (Politicom). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Bolsista Reuni. Email: gabrielbozz@gmail.com.

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências da Comunicação (USP). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no curso de graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais e Pesquisadores de Marketing Político (Politicom) e líder do grupo de pesquisa “Comunicação Eleitoral”. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUCPR. E-mail: lupanke@gmail.com.

Published

2014-02-13

How to Cite

Bozza, G. A., & Panke, L. (2014). ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO FACEBOOK DO MOVIMENTO #YOSOY132 PÓS-ELEIÇÃO PRESIDENCIAL MEXICANA DE 2012. Cadernos De Comunicação, 17(2). https://doi.org/10.5902/2316882X9030

Issue

Section

Dossiê Temático: Comunicação digital e cidadania