Digital technology in early childhood? Investigating the use of Youtube in the context of a daycare center

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X47998

Keywords:

Early childhood education, Digital technology, Youtube.

Abstract

A case study was carried out to investigate how the relationship between children and a nursery takes place in the interior of the State of Pernambuco in the context of consumption of videos available on Youtube. We conducted an in-depth interview with the Principal, a focus group with teachers and the collection of virtual diaries written by the children's mothers. The study pointed out that Youtube is perceived as something close to children's domestic daily life, thus being a pedagogical support tool, not a substitute for classroom teaching-learning, as a resource that requires planning and accompanied use, as, in the view of mothers, overexposure to YouTube can pose risks.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carla Clemente da Silva, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Assistente Administrativo da Secretaria de Educação no Município de Belém de Maria. Bacharel em Administração (UPE).

Adriana Tenório Cordeiro, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE.

References

ARAÚJO, C; RESZKA, M. F. O brincar, as mídias e as tecnologias digitais na educação infantil. Universo acadêmico, Taquara, v. 9, n. 1, 2016. Disponível: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/UA2016_o_brincar.pdf.Acesso em: 20 de set. 2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70, LDA, 1977.

BISSOLI, M. de F. DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Psicologia em Estudo. Maringá, Brasil: Redalyc.org, outubro/dezembro 2014. Universidade Estadual de Maringá. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287135323003. Acesso em: 12 out. 2019.

BURGESS, J.; GREEN, J. Youtube e a Revolução Digital: Como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

BUSTAMANTE, L. 75% das crianças gostam de ver vídeos no Youtube – e isso pode ser bom. [S. l.]: Veja, 15 jul. 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/75-das-criancas-gostam-de-ver-videos-no-youtube-e-isso-pode-ser-bom/. Acesso em: 6 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Práticas Cotidianas na Educação Infantil: Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. In: BRASIL. Ministério da Educação. Projeto de Cooperação Técnica MEC e UFRGS para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, 2009.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, v.3, 1998.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil Volume 1: Introdução; Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

_______. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18.

BRITO, T. A. Música. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/ SEF, v. 3, p. 45-79, 1998.

___________. Música na Educação Infantil. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2003.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CARMO, C. P. et al. A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. XVIII EDUCERE CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Formação dos Professores: contexto, sentidos e Práticas, Curitiba/PR, p. 1-13, 2017.

CARVALHO, G. G. B. de; CORNÉLIO, M. L. A Utilização da Tecnologia na Educação Infantil. III CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades, Natal - RN, p.1-6, 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID7414_13082016143840.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

CORRÊA, L. Seminário Criança e Tecnologia: Publicidade em Ambientes Digitais: Geração Youtube: um mapeamento sobre o consumo e a produção de vídeos no Youtube por crianças. [S. l.]: ESPM Media Lab, 2016. Disponível em: http://pesquisasmedialab.espm.br/wp-content/uploads/2016/10/Media-Lab_Luciana_Correa_2016.pdf . Acesso em: 16 set. 2019.

CIRIACO, D. Youtube é acessado por 95% população online brasileira, mostra relatório. [S. l.], 25 jul. 2017. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/119776-youtube-insights-brasil.htm. Acesso em: 16 out. 2019.

CUNHA, J. Youtube: como é a TV que seus filhos assistem: As crianças brasileiras estão entre as que mais assistem a vídeos na internet. [S. l.], 2017. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/sua-vida/youtube-como-e-a-tv-que-seus-filhos-assistem/. Acesso em: 15 out. 2019.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed.Tradução: Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2010

DIAS, P., BRITO, R. Crianças (0 aos 8 anos) e tecnologias digitais: um estudo qualitativo exploratório: relatório nacional: Portugal. coord. pelo Joint Reasearch Centre da Comissão Europeia. Lisboa: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, 2016. 90 p. Palma de Cima, Lisboa. Disponível em: http://cecc.fch.lisboa.ucp.pt/en/. Acesso em: 16 de set. 2019.

FAVA, R. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.

FERREIRA, D. A importância da música na educação infantil. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://www.avm.edu.br/monopdf/6/DANIELLE%20FERREIRA.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.

GOHN, M. da G.; STAVRACAS, I. O papel da música na Educação Infantil. vol. 12, núm. 2. ed. São Paulo: EccoS Revista Científica, julho/dez. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71518580013.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.

GREEN, J.; JENKINS, H.; FORD, S. Cultura da Conexão. São Paulo: Aleph, 2014.

KALINKE, M. A. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEMOS, A. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LÉVY, P. Cibercultura. 1ª Edição. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MELO, José M. TOSTA, Sandra P. Mídia e Educação. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2008.

NUNES, Sônia Maria Serrão. O vídeo na sala de aula: um olhar sobre essa ação pedagógica. Monografia - Curso de Especialização em Mídias na educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2012.

OSMAN, M. Estatísticas e Fatos Surpreendentes do YouTube (2º Site Mais Visitado). Disponível em: < https://kinsta.com/pt/blog/estatisticas-do-youtube/ > Acesso em: 14 abr. 2020.

PORTAL PED. OMS sugere tempo de tela para crianças até 05 anos. [S. l.], 27 jul. 2019. Disponível em: https://www.portalped.com.br/conteudo-especial/tecnologia/oms-sugere-tempo-de-tela-para-criancas-ate-05-anos/. Acesso em: 20 nov. 2019.

PICCININ, P. V. A intencionalidade do trabalho docente com crianças de zero a três anos na perspectiva histórico-cultural. Orientador: Cassiana Magalhães Raizer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/PRISCILA%20VANESSA%20PICCININ.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na Educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTOS, Vanessa Matos; ALBINO, João Pedro. In: Ambiente comunicacional digital: o esforço da interdisciplinaridade em busca da compreensão da diversidade comunicacional. [S. l.], 2006. Disponível em: https://www3.faac.unesp.br/anais-comunicacao/textos/36.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.

STRAZZA, P. Consumo de vídeos online no Brasil cresceu 135% nos últimos 4 anos, diz estudo. [S. l.], 19 set. 2018. Disponível em: https://www.b9.com.br/96868/consumo-de-videos-online-no-brasil-cresceu-135-nos-ultimos-4-anos-diz-estudo/. Acesso em: 4 set. 2019.

VALENTE, L.; OSÓRIO, A. J. Recursos On-line Facilitadores da Integração das TIC na Aprendizagem das Crianças. Braga: Universidade Do Minho, 2007. Disponível em: http://www.valente.org.pt/downloads/artigos/recursos_siie_2006.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

VERA, Jacques Vigneron; OLIVEIRA, Barros. Sala de Aula e Tecnologias. UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO: Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento, 2005. Disponível em: http://portal.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/didatico-pedagogico/livros/sala-de-aula-e-tecnologias. Acesso em: 6 ago. 2019.

Published

2021-08-09

How to Cite

Silva, A. C. C. da, & Cordeiro, A. T. (2021). Digital technology in early childhood? Investigating the use of Youtube in the context of a daycare center. Cadernos De Comunicação, 25(1). https://doi.org/10.5902/2316882X47998

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)