A REPRESENTAÇÃO DAS IDENTIDADES/IDENTIFICAÇÕES POR MEIO DA MODA: O FIGURINO NA TELENOVELA “CAMINHO DAS ÍNDIAS”

Authors

  • Darciele Paula Marques UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X4602

Abstract

Na telenovela a moda é fator determinante na construção dos personagens, pois, o figurino auxilia na caracterização dos atores discursivos e dá bases para a definição de identidades e identificações. Este estudo propõe-se a analisar os entrelaçamentos entre moda, cultura, identidade e mídia, tendo como objeto de pesquisa a telenovela “Caminho das Índias”.

RESUMEN: En la telenovela de moda es un factor importante en la formación de los personajes, porque el vestuario de los actores ayuda a caracterizar el habla y para la definición de las identidades e identificaciones. Este estudio se propone examinar los enredos entre la moda, la cultura, identidad y medios de comunicación, a partir de la análisis de la telenovela “Caminho das Índias”.

PALABRAS CLAVE: telenovela; moda; identidades; identificaciones

ABSTRACT In the soap opera fashion is an important factor in building character, because the costumes of the actors helps to characterize speech and for the definition of identities and identifications. This study proposes to examine the entanglements between fashion, culture, identity and media, with the object of research the soap opera “Caminho das Índias”.

KEYWORDS: soap opera; fashion; identities; identifications

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Darciele Paula Marques, UFSM

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Pampa, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática, pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduanda em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas, pela mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Fronteira e Identidade da Universidade Federal de Santa Maria.

Published

2012-01-17

How to Cite

Marques, D. P. (2012). A REPRESENTAÇÃO DAS IDENTIDADES/IDENTIFICAÇÕES POR MEIO DA MODA: O FIGURINO NA TELENOVELA “CAMINHO DAS ÍNDIAS”. Cadernos De Comunicação, 15(1). https://doi.org/10.5902/2316882X4602

Issue

Section

Artigos